A ABORDAGEM TRIANGULAR E A SENSIBILIZAÇÃO ARTÍSTICO-SONORA EM TEMPOS DE PANDEMIA COM O PROJETO INTEGRADO CEDUCA – DH

Autores/as

  • Vítor Macedo Universidade Feevale
  • Laura Ribero Rueda Universidade Feevale
  • Walter Karwatzki Chagas Maffazzioli Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3384

Palabras clave:

Migrantes. Extensão. Arte/educação. Abordagem Triangular. Ensino Remoto.

Resumen

Este relato traz as experiências desenvolvidas durante o período de pandemia com o grupo de migrantes participantes do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDUCA – DH) da Universidade Feevale. O projeto procura inserir na comunidade migrantes que vivem no Vale do Sinos, de forma a criar um ambiente de acolhimento por meio de oficinas de Língua Portuguesa, Realidade Brasileira e Criatividade. As vivências em questão foram realizadas nos encontros online da oficina de Criatividade no período de pandemia em 2020. Para que o ensino acontecesse de forma significativa, foi preciso repensar a abordagem pedagógica, e a música se tornou uma ponte para unir beneficiários e proponentes do projeto. Como referencial teórico para a construção de práticas com o Ensino de Artes, de forma a ampliar a bagagem cultural e conceber um ambiente de acolhimento, foi utilizada a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2010).

Biografía del autor/a

Vítor Macedo, Universidade Feevale

Mestrando em Processos e Manifestações Culturais pela Univesidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Bolsista de aprimoramento científico no projeto de pesquisa Território Nômade: migrações, transições e deslocamentos na fotografia contemporânea pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil) e bolsista voluntário no projeto integrado Centro de Educação em Direitos Humanos - CEDUCA DH também pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: vitor.macedo_@hotmail.com

Laura Ribero Rueda, Universidade Feevale

Pós-Doutorado em Poéticas Visuais na Universidade Federal de Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil), Doutora pelo programa Arte, Território e Cultura da Mídia, pela Universidade de Barcelona (Barcelona/Espanha). Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: laurarueda@feevale.br

Walter Karwatzki Chagas Maffazzioli, Universidade Feevale

Pós-doutorado no PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Doutor em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: walter.karwatzki@gmail.com.

Citas

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. p. 9-24.

BARRETO, A. C.; ROCHA, D. S. COVID 19 e Educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar – Educação, Cultura e Sociedade – Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020.

CARDOSO, Márcia Blanco. XV Seminário Internacional de Educação - Educação e Interdisciplinaridade: percursos teóricos e metodológicos. O Mundo em NH: ação comunitária para refugiados e imigrantes. 2016.

DUARTE, Jr. Francisco. Por que arte-educação?. Papirus Editora, 2019. 88. ISBN 978-85-449-0333-9.

FERNANDES, S. M.; HENN, L. G.; KIST, L. B. Distance learning in Brazil: some notes. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e21911551, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i1.1551. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1551. Acesso em: 31 mai. 2021.

PIMENTEL, Lucia. Gouvea. Processos artísticos como metodologia de pesquisa. ouvirOUver, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 88–98, 2015. DOI: 10.14393/OUV16-v11n1a2015-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32707. Acesso em: 20 out. 2022.

HAUBERT, Laura. Elizia. Notas sobre uma filosofia da arte em John Dewey: a arte como modelo de experiências. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2021. DOI: 10.5965/24471267722021104. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20273. Acesso em: 20 out. 2022.

MACEDO, V.; RUEDA, L. M. R.; SANT’ANNA, D. B.. “Um Satélite na Cabeça”: possibilidades de linguagens audiovisuais à distância em contexto de pandemia. Revista Digital do LAV, [S. l.], v. 15, p. e7/01–20, 2022. DOI: 10.5902/1983734866255. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66255. Acesso em: 18 abr. 2023.

Publicado

2023-08-23

Cómo citar

Macedo, V., Ribero Rueda, L., & Karwatzki Chagas Maffazzioli, W. . (2023). A ABORDAGEM TRIANGULAR E A SENSIBILIZAÇÃO ARTÍSTICO-SONORA EM TEMPOS DE PANDEMIA COM O PROJETO INTEGRADO CEDUCA – DH. Revista Prâksis, 2, 23–32. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3384