TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE E O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.2034

Resumo

Este texto versa sobre as implicações do trabalho docente na saúde e qualidade de vida do professor. A partir da concepção de que o trabalho é uma atividade fundamental para o desenvolvimento dos seres humanos, consideramos que o ato de trabalhar transforma a si mesmo no e pelo trabalho, relacionando-se diretamente com identidade social. Por outro lado, observa-se também que a centralidade que este ocupa na rotina cotidiana da vida humana, em especial da categoria, impõe uma relação conflituosa, pois, apesar de carregada de diferentes investimentos, as condições e as exigências do trabalho também são causas de doenças físicas e mentais. Nesta atividade laboral, articulam-se diretamente relações interpessoais, envolvendo experiências emocionais constantes. É um campo profissional onde a subjetividade dos afetos emerge no cotidiano, em relações diárias, envolvendo, na maioria das situações, crianças e jovens em desenvolvimento. Como tese, sustenta-se que estes movimentos, que possuem reflexo direto na organização dos processos de trabalho, produzem graves consequências sobre a saúde dos professores, em seus aspectos físicos ou psíquicos. Como ponto de partida, consideramos os resultados de um estudo que analisou aspectos referentes à saúde dos docentes da educação básica de sete estados brasileiros, entre outros, articulando uma discussão com uma análise qualitativa de diários de estágio em Psicologia Escolar. Nossas considerações ampliam as questões que se impõe ao docente na contemporaneidade e que lhes causam desgaste e consequente sofrimento psíquico.
Palavras-chave: Trabalho docente. Saúde do trabalhador. Qualidade de vida.

ABSTRACT
This text deals with the implications of teaching work on the teacher's health and quality of life. From the conception that work is a fundamental activity for the development of human beings, we consider that the act of working transforms itself into and through work, relating directly to social identity. On the other hand, it is also observed that the centrality it occupies in the daily routine of human life, especially in the category, imposes a conflicting relationship, because despite being loaded with different investments, work conditions and demands are also causes of illness. physical and mental. In this work activity, interpersonal relationships are directly articulated, involving constant emotional experiences. It is a professional field where the subjectivity of affections emerges in daily life, in daily relationships, involving in most situations children and young people in development. As a thesis, it is argued that these movements, which have a direct reflection on the organization of work processes, have serious consequences on teachers' health, in their physical or mental aspects. As a starting point, we consider the results of a study that analyzed aspects related to the health of basic education teachers from seven Brazilian states, among others, articulating a discussion with a qualitative analysis of internship diaries in School Psychology. Our considerations broaden the questions that are imposed on the teacher in contemporary times that cause them to wear and consequent psychic suffering.
Keywords: Teaching work. Worker's health. Quality of life.

Biografia do Autor

Glaé Corrêa Machado, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL/PUCRS

Realiza Estágio Pós-Doutoral junto ao programa de Pós-Graduação em Educação PUCRS sob a orientação da Profª. Drª. Andréia Mendes. Pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância(s) e Educação Infantil na PUCRS. Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação (UNISINOS), pesquisa sobre a Gestão Escolar, a Formação de Professores, os Saberes Docentes, e a Educação Especial e Inclusiva. Especialista em Psicopedagogia (UNILASALLE), Orientação Educacional (ULBRA), Supervisão Escolar e Gestão Escolar (DOM ALBERTO) possui graduação em Pedagogia (ULBRA). Atua como Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Brochier/RS. Coordenou o Programa de Educação Inclusiva, as Salas de Recursos Multifuncionais e atuou como Psicopedagoga Clínica junto a Rede Municipal de Montenegro. Atuou como Coordenadora Pedagógica no SENAC/RS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Formação Docente, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Educação Inclusiva, Educação Especial, assim como tem experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio/Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos. Professora dos cursos de Pós-Graduação do Unilasalle/Canoas, do SENAC/RS e da Faculdade Dom Alberto/Santa Cruz do Sul. Professora Tutora do Centro Universitário Leonardo Da Vinci/RS - Pólo Montenegro/RS.

Andréia Mendes dos Santos, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL/PUCRS

Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul junto a Escola de Humanidades, nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Ciências Sociais (PPGCSociais) e na graduação do Curso de Pedagogia; na Escola de Ciências da Saúde, Curso de Psicologia. Membro da Comissão Coordenadora do PPGEDu, coordenadora da Linha de Pesquisa Pessoa e Educação (PPGEdu), do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (Nepiei) e do Grupo de Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola. Editora da Revista Educação. Representante da PUCRS no Comitê de Infâncias da Rede Marista. Formada em Psicologia (PUCRS/1995), possui Mestrado (PUCRS/2003) e Doutorado em Serviço Social (PUCRS/2007). Realizou Estágio Pós-Doutoral (PDJ/CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS (2008) e Estagio Recém- Doutor/FAPERGS na FAENFI/PUCRS (2009/10). Entre 2010/2015 participou do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós Graduação em Serviço Social na mesma Universidade. Desenvolve estudos nas temáticas de infâncias e educação infantil, obesidade, família, saúde, educação e bullying, entre outras. Possui parcerias no Departamento de Medicina Social e Instituto de Psicologia,Faculdade de Serviço Social da UFRGS; Universidad Complutense de Madrid; e na PUCRS junto aos Cursos de Psicologia, Serviço Social, Ciências Sociais e Nutrição.

Renata Santos da Silva, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL/PUCRS

raduada e Licenciada em Psicologia. Mestre em Educação, Especialista em Avaliação Psicológica, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e Educação para Diversidade. Doutorado em Educação (em andamento) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, linha de pesquisa Pessoa e Educação, bolsista CAPES. Professora e Orientadora Educacional na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/ RS.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Machado, G. C., Santos, A. M. dos, & Silva, R. S. da. (2020). TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE E O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO PROFESSOR. Revista Prâksis, 1, 16–30. https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.2034