AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA

Autores

  • Lílian Carine Madureira Vieira da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Khrysalis Pires de Castro Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Rita Cristine Basso Soares Severo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2585

Palavras-chave:

Docência, Currículo, Pandemia, Ensino remoto, Educação básica

Resumo

Após um ano de pandemia causada pela Covid-19, os sujeitos que compõem a educação básica, docentes, discentes, famílias, ainda tentam se adaptar a esta nova realidade. Assim, neste artigo, propõe-se analisar os efeitos da pandemia diante da atual situação de trabalho dos docentes da educação básica da rede pública do Rio Grande do Sul. Para tanto foi feita entrevista estruturada com os profissionais que se voluntariaram a participar da pesquisa. As perguntas foram desenvolvidas a fim de responderem os nossos objetivos que são: compreender as experiências das professoras e professores frente ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 e analisar as experiências de professores e professoras tensionando a formação docente e o currículo. Para tanto, utilizamos das lentes dos Estudos Culturais como ferramentas de análise dos fazeres e saberes da docência em tempos de pandemia e também no tensionamento do currículo escolar ante a atual situação vivida pela sociedade. Os resultados demonstram que o currículo, com seu modo de controle de espaço e tempo, não tem mais o mesmo alcance no espaço escolar e entre os alunos, evidenciando a incompatibilidade entre o ensino remoto e o currículo escolar tradicional. Desse modo, urge repensar a forma e as relações do ensino-aprendizagem na educação brasileira.

Biografia do Autor

Lílian Carine Madureira Vieira da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Campus Litoral Norte (Osório/Brasil). E-mail: lilianmad1@yahoo.com.br

Khrysalis Pires de Castro, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Especialista em Educação Física Escolar e Educação pelo Instituto Federal de Educação Sul Rio Grandense (Sapucaia do Sul/Brasil). Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Campus Litoral Norte (Osório/Brasil). E-mail: khrysalis-castro@uergs.edu.br

Rita Cristine Basso Soares Severo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Osório/Brasil). E-mail: rita-severo@uergs.edu.br

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Silva, L. C. M. V. da, Pires de Castro, K., & Basso Soares Severo, R. C. (2021). AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA. Revista Prâksis, 3, 238–252. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2585