Sobre a Revista

  • Prâksis é a revista eletrônica semestral de acesso aberto do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, com publicações desde 2004, que tem como foco promover estudos avançados que se orientem para os processos e manifestações culturais. Tais estudos justificam-se pela importância que os referenciais históricos e as reflexões estéticas – percebidos como parte de uma memória fundante que se concretizou por meio de atos de comunicação, enunciados em diferentes linguagens – assumem na constituição de identidades coletivas regionais e nacionais, caracterizando a área de concentração, denominada Processos e Manifestações Culturais que foi pensada a partir de uma visão interdisciplinar que permite o diálogo e associa os saberes específicos da História, Comunicação e Literatura e que encontra contribuição complementar das áreas da Filosofia e da Arte.

  • O material submetido deve ser inédito, não tendo sido publicado em outro veículo de publicação e não estando em processo de avaliação em nenhuma outra revista. Excepcionalmente, aceita-se material apresentado em congressos científicos e publicados em anais e, a critério do Conselho Editorial, trabalhos originalmente publicados em língua estrangeira.

  • Público-alvo: Pesquisadores doutores. São aceitos artigos de doutorandos, mestres e mestrandos, desde que os mesmos tenham realizado trabalhos conjuntos com pesquisadores doutores. Excepcionalmente, são aceitos artigos de especialistas, graduados e graduandos, desde que os mesmos tenham realizado trabalhos conjuntos com pesquisadores doutores e que, na avaliação do conselho editorial, sejam trabalhos que contribuam significativamente para a(s) temática(s) proposta(s) pela revista.

  • Processo de Avaliação pelos Pares: Os artigos enviados serão submetidos à apreciação de membros do Conselho Consultivo da revista, de acordo com a especificidade do tema e da especialização e titulação do membro do conselho, adotando-se o sistema de avaliação cega por pares (Double Blind Review), na qual os trabalhos enviados não possuem identificação de seus autores. O processo de seleção de artigos para a publicação envolve a avaliação de membros do Conselho Editorial, de membros da Comissão Editorial e de Pareceristas "ad hoc" - por pares e às cegas.

  • O fluxo editorial adotado pela revista é representado na imagem abaixo:
  • As contribuições podem ser enviadas em português, inglês ou espanhol. Sendo assim, aceitam-se:
    a. Artigos de Revisão: têm por objetivo resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados em revistas científicas ou livros.
    b. Artigo de Opinião: Serão convidados pelo Conselho Editorial indivíduos de notório saber nas áreas correlatas à revista, que emitirão sua opinião sobre assuntos de particular interesse.
    c. Artigos de Dados de Pesquisa Acadêmica: trabalhos oriundos de pesquisas empíricas e/ou teóricas sobre temas relevantes.
    d. Resenhas: seção destinada a análises críticas de obras que tenham sido lançadas há três anos ou livros clássicos reeditados. Não serão aceitos manuscritos sobre obra de qualquer natureza (lançamento ou reedição) que já possua resenha.

  • Qualquer material assinado será considerado de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), cujo trabalho não será remunerado e cujos direitos são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida.

  • Cada autor(a) só poderá ter um artigo publicado por edição e não poderá publicar em duas edições seguidas.
  • Faz-se importante ressaltar que seu fluxo operacional é contínuo para o recebimento de artigos, não cobrando taxas de submissão, avaliação e/ou publicação de artigos.