A ABORDAGEM TRIANGULAR E A SENSIBILIZAÇÃO ARTÍSTICO-SONORA EM TEMPOS DE PANDEMIA COM O PROJETO INTEGRADO CEDUCA – DH
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3384Palavras-chave:
Migrantes. Extensão. Arte/educação. Abordagem Triangular. Ensino Remoto.Resumo
Este relato traz as experiências desenvolvidas durante o período de pandemia com o grupo de migrantes participantes do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDUCA – DH) da Universidade Feevale. O projeto procura inserir na comunidade migrantes que vivem no Vale do Sinos, de forma a criar um ambiente de acolhimento por meio de oficinas de Língua Portuguesa, Realidade Brasileira e Criatividade. As vivências em questão foram realizadas nos encontros online da oficina de Criatividade no período de pandemia em 2020. Para que o ensino acontecesse de forma significativa, foi preciso repensar a abordagem pedagógica, e a música se tornou uma ponte para unir beneficiários e proponentes do projeto. Como referencial teórico para a construção de práticas com o Ensino de Artes, de forma a ampliar a bagagem cultural e conceber um ambiente de acolhimento, foi utilizada a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2010).
Referências
BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. p. 9-24.
BARRETO, A. C.; ROCHA, D. S. COVID 19 e Educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar – Educação, Cultura e Sociedade – Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020.
CARDOSO, Márcia Blanco. XV Seminário Internacional de Educação - Educação e Interdisciplinaridade: percursos teóricos e metodológicos. O Mundo em NH: ação comunitária para refugiados e imigrantes. 2016.
DUARTE, Jr. Francisco. Por que arte-educação?. Papirus Editora, 2019. 88. ISBN 978-85-449-0333-9.
FERNANDES, S. M.; HENN, L. G.; KIST, L. B. Distance learning in Brazil: some notes. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e21911551, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i1.1551. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1551. Acesso em: 31 mai. 2021.
PIMENTEL, Lucia. Gouvea. Processos artísticos como metodologia de pesquisa. ouvirOUver, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 88–98, 2015. DOI: 10.14393/OUV16-v11n1a2015-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32707. Acesso em: 20 out. 2022.
HAUBERT, Laura. Elizia. Notas sobre uma filosofia da arte em John Dewey: a arte como modelo de experiências. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2021. DOI: 10.5965/24471267722021104. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20273. Acesso em: 20 out. 2022.
MACEDO, V.; RUEDA, L. M. R.; SANT’ANNA, D. B.. “Um Satélite na Cabeça”: possibilidades de linguagens audiovisuais à distância em contexto de pandemia. Revista Digital do LAV, [S. l.], v. 15, p. e7/01–20, 2022. DOI: 10.5902/1983734866255. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66255. Acesso em: 18 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vítor Macedo, Laura Ribero Rueda, Walter Karwatzki Chagas Maffazzioli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.