HUMANOS VIRTUAIS INFLUENCIADORES: GÊNESE, CARACTERÍSTICAS E CONTRAPONTOS AOS INFLUENCIADORES DIGITAIS HUMANOS

Authors

  • Daniel Rossmann Jacobsen Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flávia Mayer dos Santos Souza Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3195

Keywords:

Humanos virtuais, Influenciadores virtuais, Ciberpublicidade, Redes sociais

Abstract

Considerando os humanos virtuais como fenômeno comunicacional espaço-temporalmente localizado, com forte potencial de aplicação publicitária, este artigo tem como objetivo destacar as principais características dos influenciadores virtuais, gerados por computador, revestidos de narrativa e discurso e performers de interações nas redes sociais digitais. Também se apresentam as principais distinções entre esses influenciadores virtuais e os influenciadores humanos orgânicos, sendo apresentada uma proposta de percurso de consolidação dessa ferramenta, tendo em vista sua origem com as tradicionais mascotes de marca. Entende-se que essa evolução é resultado de uma trama sociotécnica, na qual se interligam tanto o avanço tecnológico das ferramentas de animação quanto o aperfeiçoamento de estratégias discursivas que possibilitam uma interação parassocial nos ciberterritórios das redes sociais.

Author Biographies

Daniel Rossmann Jacobsen, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Comunicação e Territorialidades na Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória/Brasil). E-mail: danieljacobsen.ufes@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6747-0734

Flávia Mayer dos Santos Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória/Brasil). Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades e no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória/Brasil). E-mail: flavia.mayer@uol.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3724-8109

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Published

2023-03-31