INFLUENCIADORES DIGITAIS: ENTRE O TRABALHO DE PLATAFORMA E O EMPRESARIAMENTO DE SI

Autores

  • Kamyla Stanieski Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maura Jeisper Fernandes Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristianne Maria Famer Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3203

Palavras-chave:

Influenciador digital, Michel Foucault, Estudos de plataforma, Empresário de si, Neoliberalismo

Resumo

Desde o advento da internet e das redes sociais, em particular, surgiu uma série de novas formas de trabalho relacionadas à divulgação pessoal ou profissional, à criação de conteúdos e à produção de influências sobre diferentes temas. Nesse artigo, buscamos analisar, a partir das lentes teóricas de Michel Foucault e dos Estudos de Plataforma, o que possibilitou a profissionalização de influenciadores digitais e de criadores de conteúdo. Foram analisadas publicações do Instagram e do YouTube de duas influenciadoras brasileiras, Bianca Andrade e Jéssica Lopes, assim como algumas notícias, sobre elas, que circularam ao longo do ano de 2022. A partir de tais análises, argumentamos que a profissionalização do influenciador digital e do criador de conteúdos é fruto da racionalidade neoliberal, onde diversos sujeitos operam como “empresários de si” ou como “sujeitos empresariais” que se colocam no mercado como empresas, assumindo riscos e atuando a partir da valorização do seu capital humano.

Biografia do Autor

Kamyla Stanieski Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (Canoas/Brasil). Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: 95kdias@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8632-7447

Maura Jeisper Fernandes Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: maurajeisper@gmail.com. Orcid https://orcid.org/0000-0001-7590-9903

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: cristianne.rocha@ufrgs.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3281-2911

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Publicado

2023-03-31