Sobre a Revista

  • Brazilian Creative Industries Journal é a revista eletrônica semestral de acesso aberto do Mestrado Profissional em Indústria Criativa da Universidade Feevale e tem seu foco, justamente, na indústria criativa, que caracteriza-se por ter na criatividade e no capital intelectual seus principais valores. Sua natureza interdisciplinar exige processos de colaboração e cooperação que articulem habilidades criativas e habilidades de gestão. Busca, assim, novos conceitos, produtos, conteúdos, bem como sua realização em novos e diferentes modelos de negócios melhor adaptados ao mundo contemporâneo. Em seu conjunto de atividades, abrange as artes, os jogos, a comunicação, o design, o audiovisual, a computação, a tecnologia e outras áreas que se estruturam a partir da criatividade. É do equilíbrio entre criatividade, empreendedorismo e gestão que resulta o crescimento de uma indústria que transforma produtos culturais, ideias, conceitos, talento e inovação em valores, apontando novos caminhos para quem deseja descobrir como criar novos espaços profissionais em um mundo em que a capacidade de criar e executar é extremamente valorizada.

  • O material submetido deve ser inédito, não tendo sido publicado em outro veículo de publicação e não estando em processo de avaliação em nenhuma outra revista. Excepcionalmente, aceita-se material apresentado em congressos científicos e publicados em anais e, a critério do Conselho Editorial, trabalhos originalmente publicados em língua estrangeira.

  • Público-alvo: Pesquisadores doutores. São aceitos, excepcionalmente, artigos de doutorandos, mestres, especialistas e graduados, desde que os mesmos tenham realizado trabalhos conjuntos com professores doutores.

  • Processo de Avaliação pelos Pares: Os artigos enviados serão submetidos à apreciação de membros do Conselho Consultivo da revista, de acordo com a especificidade do tema e da especialização e titulação do membro do conselho, adotando-se o sistema de avaliação cega por pares (Double Blind Review), na qual os trabalhos enviados não possuem identificação de seus autores. O processo de seleção de artigos para a publicação envolve a avaliação de membros do Conselho Editorial, de membros da Comissão Editorial e de Pareceristas "ad hoc" - por pares e às cegas.

  • As contribuições podem ser enviadas em português, inglês ou espanhol. Sendo assim, aceitam-se:
    a. Artigos de Revisão: têm por objetivo resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados em revistas científicas ou livros.
    b. Artigo de Opinião: Serão convidados pelo Conselho Editorial indivíduos de notório saber nas áreas correlatas à revista, que emitirão sua opinião sobre assuntos de particular interesse.
    c. Artigos de Dados de Pesquisa Acadêmica: trabalhos oriundos de pesquisas empíricas e/ou teóricas sobre temas relevantes.
    d. Resenhas: seção destinada a análises críticas de obras que tenham sido lançadas há três anos ou livros clássicos reeditados. Não serão aceitos manuscritos sobre obra de qualquer natureza (lançamento ou reedição) que já possua resenha.

  • Qualquer material assinado será considerado de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), cujo trabalho não será remunerado e cujos direitos são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida.

  • Faz-se importante ressaltar que seu fluxo operacional é contínuo para o recebimento de artigos, não cobrando taxas de submissão, avaliação e/ou publicação de artigos.