#DIVULGAÇÃOCIENTÍFICA EM PLATAFORMA: ANÁLISE DE CONTEÚDO DO CANAL MANUAL DO MUNDO NO YOUTUBE E NO TIKTOK
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3211Palavras-chave:
Plataformas Digitais, Redes Sociais, YouTube, TiktokResumo
As plataformas digitais e os aplicativos de redes sociais têm potencial transformador na sociedade contemporânea, especialmente quando se trata da disseminação de conteúdos científicos e de saúde (WELBOURNE; GRANT, 2015; RADIN; LIGHT, 2022; ZHU et al. 2020; BRIONES et al. 2012). Compreender as estratégias comunicativas de divulgação científica em plataforma, feitas por canais com credibilidade e sucesso, é caminho para que as produções responsáveis e guiadas pelo compromisso com a ciência disputem espaço e narrativas frente àquelas que apenas difundem desinformação e conteúdo falso. Assim, essa pesquisa identifica as principais diferenças entre o conteúdo produzido no YouTube e no TikTok do canal Manual do Mundo. Baseada na categorização de Zhu et al. (2020), a proposta metodológica de análise de conteúdo observa: o impacto quantificável das postagens; o tema e o tipo de conteúdo; e o formato dos vídeos. Dentre as principais semelhanças, destacam-se a escrita dos títulos, o uso de tags para facilitar a busca e de playlists para organização do feed, além do foco no conteúdo efetivamente científico ou que aborde dicas práticas para o cotidiano das pessoas. Em relação ao formato, nota-se que, no YouTube, o apresentador utiliza majoritariamente a estratégia de falar direto para a câmera para explicar determinado fenômeno, enquanto no TikTok há mais margem para o uso de pequenas cenas e diálogos de humor.
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