EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: DESIGN DE UM PROTÓTIPO DE INTERVENÇÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v5i1.4183Palavras-chave:
Comunidade, Desenvolvimento Humano, Educação Artística, Inovação Pedagógica, SustentabilidadeResumo
Este estudo apresenta o processo de desenvolvimento de um protótipo de intervenção e inovação pedagógica que pretende promover a reflexão sobre a importância da educação estética e artística na transformação e desenvolvimento humano e comunitário, valorizando as questões da sustentabilidade e do desenvolvimento cultural. Utilizando a abordagem da Educational Design Research (EDR), o estudo foi implementado no Projeto Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação (EPIC), com o objetivo de criar um roteiro pedagógico estruturado. A pesquisa desenvolveu-se em duas fases: (1) análise dos fundamentos institucionais, conceituais e pedagógicos do protótipo, destacando a necessidade de ambientes de aprendizagem flexíveis e interculturais; e (2) conceção do protótipo, documentando as várias dimensões do roteiro pedagógico, tendo em conta a análise conceitual e o modelo selecionado de inovação pedagógica, a sua estrutura e aplicabilidade no ensino superior. Os resultados sugerem que a integração de práticas artísticas e pedagógicas promove uma maior consciência sustentável, crítica e inclusiva nos estudantes. O estudo contribui para a inovação pedagógica ao propor um modelo discutível, adaptável e transferível a diferentes contextos académicos e comunitários, para além de favorecer novas possibilidades de uso do EDR.
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