COM QUANTOS CAPITAIS SE FAZ UM CEO INFLUENCIADOR? CAPITAL SOCIAL, INFLUÊNCIA DIGITAL E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Carolina Frazon Terra Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3186

Palavras-chave:

Capitais, CEO, Influenciador digital

Resumo

Partimos das consequências da digitalização e da plataformização de sujeitos e instituições e seus impactos na comunicação das organizações. Baseando-se em pesquisa bibliográfica e exploratória, o artigo se propõe a combinar a noção de “capital”, de Bourdieu – uma de suas contribuições teóricas – e as características necessárias para um alto executivo quando se lança (ou se vê obrigado a estar) nas plataformas sociais digitais com fins de representação da organização que preside, mas, também, com o intuito de construir sua marca pessoal, dialogar com as audiências, mostrar-se transparente e, consequentemente, emprestar tais atributos à organização que representa. O artigo tem início com a explanação do capital simbólico, segue com o entendimento de que a influência também se torna um capital em tempos de plataformas sociais digitais e termina com a reflexão de que um CEO pode se tornar um influenciador no âmbito das mídias sociais. Para isso, precisa gerir seus regimes de visibilidade midiática e converter seus capitais simbólicos em relacionamento, exposição e mostrar-se acessível às audiências.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professor Titular no Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero (São Paulo/Brasil). E-mail: lmsamartino@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5099-1741

Carolina Frazon Terra, Faculdade Cásper Líbero

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (São Paulo/Brasil). E-mail: carolinaterra@uol.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4016-3747

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Publicado

2023-03-31