Notícias

  • :: Nova edição ::

    2022-09-13

    Caros leitores,
    Brazilian Creative Industries Journal, o periódico do Mestrado Profissional em Indústria Criativa da Universidade Feevale, acaba de publicar seu último número (julho a dezembro de 2022). O dossiê intitula-se "Cidades e Territórios Criativos" e está disponível no endereço feev.as/bcij.

    Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos de seu interesse.
    Aproveitamos para agradecer seu apoio contínuo em nosso trabalho!

    Universidade Feevale
    - Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - PROPPEX
    - Editora Feevale
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  • Special Issue: Digital Influencers and Creative Industries

    2022-08-15

             Studies about digital influencers—commonly called creators today—have consolidated along different theoretical-methodological perspectives: studies on celebrities (ABIDIN, 2018; ABIDIN, 2022), platformization (POELL, NIEBORG, DUFFY, 2022; ARRIAGADA, BISHOP, 2021), communication and media (KARHAWI, 2020), and digital labor (DUFFY, 2017). This plurality has also shaped a supposed discipline (CUNNINGHAM, CRAIG, 2021; ABIDIN, KARHAWI, 2021) demonstrated by the fertile discussion arising from the topic, which we intend to highlight in this dossier for the Brazilian Creative Industries Journal: Digital Influencers and Creative Industries.
             For the scope of this dossier, digital influencers and/or creators are understood as different content producers who act—for professional and commercial reasons—on platforms such as Instagram, YouTube, TikTok, Twitch and others. The creative industry, in turn, is characterized as having intellectual capital and creativity among its core values and includes activities like the arts, games, communication, design, audiovisual, information technology, and technology.
             Thus, bearing in mind the professional activities of digital influencers in the field of communication and the creative industries, this dossier aims to bring together multidisciplinary works that examine aspects such as:
             - Digital influencers and creative industries;
             - Digital influencers and business models;
             - Digital influencers and sociabilities;
             - Digital influencers and creativity;
             - Digital influencers and content strategies and production;
             - Digital influencers and relations with distinct markets;
             - Digital influencers, entrepreneurship and management;
             - Digital influencers, consumption and brands;
             - Digital influencers, pop culture and fans;
             - Digital influencers, platforms and platformization;
             - Digital influencers and labor relations;
             - Digital influencers and disinformation.
             Works that articulate broader questions like methodological perspectives and conceptual approaches will also be considered. Works by national and foreign authors (written in Portuguese and/or English) are welcomed to be submitted for publication, as well as various types of content that contribute to the development of the field. The journal accepts works by authors holding a graduate degree and master’s students in co-authorship with PhDs. Articles must be submitted by 20/11/2022 directly on the journal’s website: https://feev.as/bcij-submissao

    Guest Editor: Dra. Issaaf Karhawi (Unisinos/Brazil)
    Editor in chief: Dra. Vanessa Amalia Dalpizol Valiati (Feevale/Brazil)

    Submission deadline: November 20, 2022
    Publication date: January 30, 2023

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  • Dossiê: Influenciadores Digitais e Indústrias Criativas

    2022-08-04

              As pesquisas sobre influenciadores digitais – hoje, comumente chamados de creators – vêm se consolidando a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas: pelos estudos de celebridades (ABIDIN, 2018; ABIDIN, 2022), pela plataformização (POELL, NIEBORG, DUFFY, 2022; ARRIAGADA, BISHOP, 2021), pelos estudos de comunicação e mídia (KARHAWI, 2020), pelo trabalho digital (DUFFY, 2017). Essa pluralidade também tem dado origem a contornos de uma suposta disciplina (CUNNINGHAM, CRAIG, 2021; ABIDIN, KARHAWI, 2021) o que evidencia a frutífera discussão decorrente da temática e que se pretende evidenciar na publicação do dossiê Influenciadores digitais e indústrias criativas da Brazilian Creative Industries Journal.
              Para o escopo do dossiê, influenciadores digitais e/ou creators são entendidos como diferentes produtores de conteúdo que atuam – a partir de motivações profissionais e comerciais – em plataformas como Instagram, YouTube, TikTok, Twitch e outras. A indústria criativa, por sua vez, caracteriza-se por ter na criatividade e no capital intelectual seus principais valores e abrange atividades como as artes, os jogos, a comunicação, o design, o audiovisual, a computação, a tecnologia.
              Assim, tendo em vista a atuação profissional dos influenciadores digitais no campo da comunicação e nos mercados da indústria criativa, o presente dossiê tem como objetivo reunir trabalhos multidisciplinares capazes de articular aspectos como:
              - Influenciadores digitais e indústrias criativas;
              - Influenciadores digitais e modelos de negócios;
              - Influenciadores digitais e sociabilidades;
              - Influenciadores digitais e criatividade;
              - Influenciadores digitais, estratégias e produção de conteúdo;
              - Influenciadores digitais e relações com distintos mercados;
              - Influenciadores digitais, empreendedorismo e gestão;
              - Influenciadores digitais, consumo e marcas;
              - Influenciadores digitais, cultura pop e fãs;
              - Influenciadores digitais e plataformização;
              - Influenciadores digitais e relações de trabalho;
              - Influenciadores digitais e desinformação.
              Também serão considerados trabalhos que articulem questões mais amplas como perspectivas metodológicas e abordagens conceituais. São aceitos para publicação trabalhos produzidos por autores nacionais e estrangeiros (escritos em português e/ou inglês), bem como outros formatos diferenciados de conteúdo que contribuam com o desenvolvimento do campo. A revista aceita trabalhos de doutores, e de mestres e mestrandos (em coautoria com doutores). Os textos devem ser submetidos até 20/11/2022 diretamente no site da revista: https://feev.as/bcij-submissao 

    Editora convidada: Dra. Issaaf Karhawi (Unisinos/RS)
    Editora-chefe: Dra. Vanessa Amalia Dalpizol Valiati (Feevale/RS)

    Envio de artigos: até 20 de novembro de 2022
    Previsão de publicação: até 30 de janeiro de 2023

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  • Call for papers: Cities and Creative Territories

    2022-02-25

              Creative cities emerge as an alternative for the development of the urban environment with a view to greater sustainability in the cultural, social, economic and environmental spheres. Their main characteristic is the collective, inclusive and collaborative actions of the population for urban transformations and adaptations with the best use of culture in its multiple expressions in urban and rural areas that result in the solution of city problems, generation of opportunities and improvement of quality of life.
              In turn, but not disconnected from the daily life of cities, creative territories emerge recognized for their history and autochthonous riches. These can be multiscale (squares, streets, neighborhoods, districts, clusters of cities, etc.), covering different and varied public and/or private spaces, in addition to normative demarcations.
              This call focusing on Creative Cities and Territories seeks to broaden the debate on this topic, expecting contributions from different areas of knowledge, perspectives, realities and countries.
              The objective of the magazine is to publish unpublished and innovative academic articles related to areas related to the Creative Industry. Works produced by national and foreign authors, as well as other differentiated content formats that contribute to the development of the field, are accepted for publication. The journal accepts works by doctors and by masters (in co-authorship with doctors).

    Guest editors:
    Mary Sandra Guerra Ashton (Universidade Feevale)
    Magnus Luiz Emmendoerfer (Universidade Federal de Viçosa)

    Editor-in-chief:
    Vanessa Amalia Dalpizol Valiati (Universidade Feevale)

    June 15: closing date for submission of papers
    August 30: publication of special issue

    If you have any questions, please send to vanessavaliati@feevale.br

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  • Dossiê: Cidades e Territórios Criativos

    2022-02-23

              As cidades criativas surgem como alternativa para o desenvolvimento do ambiente urbano com vistas a maior sustentabilidade em âmbito cultural, social, econômico e ambiental. Possuem como característica principal as ações coletivas, inclusivas e colaborativas da população para as transformações e adaptações urbanas com o melhor uso da cultura em suas múltiplas expressões em áreas urbanas e rurais que resultem na solução de problemas citadinos, geração de oportunidades e na melhoria da qualidade de vida.
              Por sua vez, mas não desconectados da vida cotidiana das cidades, emergem territórios criativos reconhecidos pela sua história e riquezas autóctones. Esses podem ser multiescalares (praças, ruas, bairros, distritos, aglomerado de cidades etc), contemplando diferentes e variados espaços públicos e/ou privados, para além de demarcações normativas.
              Esta chamada com enfoque em Cidades e Territórios Criativos busca ampliar o debate sobre essa temática, esperando contribuições de diferentes áreas de conhecimento, perspectivas, realidades e países.
              O objetivo da revista é veicular artigos acadêmicos inéditos e inovadores ligados às áreas relacionadas à Indústria Criativa. São aceitos para publicação trabalhos produzidos por autores nacionais e estrangeiros, bem como outros formatos diferenciados de conteúdo que contribuam com o desenvolvimento do campo. A revista aceita trabalhos de doutores e de mestres e mestrandos (em coautoria com doutores).

    Organização:
    Profa. Dra. Mary Sandra Guerra Ashton (Universidade Feevale/RS)
    Prof. Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer (Universidade Federal de Viçosa/MG)

    Envio de artigos: até 15 de junho de 2022
    Previsão de publicação: até 30 de agosto de 2022

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  • .:: BCIJ • Nova edição ::.

    2022-02-23

    Caros leitores,
    Brazilian Creative Industries Journal, revista do Mestrado Profissional em Indústria Criativa da Universidade Feevale, acaba de publicar seu último número (janeiro a junho de 2022). O dossiê intitula-se "Indústria Criativa e Comunicação" e está disponível neste link.

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    Universidade Feevale
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  • Dossiê: Indústria Criativa e Comunicação

    2021-07-21

    A criatividade faz parte de todo o processo comunicacional. É a partir do trabalho intelectual dos profissionais da Comunicação que a criatividade se manifesta nos vários setores da Indústria Criativa. Nesse sentido, a Comunicação pode ser conceituada e abordada a partir de duas perspectivas: a Comunicação enquanto pertencente à Indústria Criativa e a Comunicação enquanto processo e suporte para a Indústria Criativa. O caráter interdisciplinar da Comunicação é um campo vasto e fértil para múltiplas aplicações.

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