A REPRESENTAÇÃO DE CORPOS DIGITAIS NA PROMOÇÃO DE MODA: ESTUDO DAS AVATARES RENNATA E PINK

Autores

  • Paula Regina Puhl Pucrs
  • Luis Henrique Rauber Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v3i2.3537

Resumo

O artigo discute a corporeidade de avatares em plataformas digitais utilizados para a promoção de produtos de moda. O foco é analisar a presença digital da avatar Rennata, da marca Renner, e Pink, da influenciadora Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa. A questão norteadora é: os avatares digitais possuem corpos que dialogam com a representação da pluralidade e com as identidades dos sujeitos em ambientes online? Por ser um estudo inicial, a pesquisa caracteriza-se como Exploratória e Qualitativa, baseada em fontes bibliográficas e documentais. Nossa observação aponta para o processo de construção de uma corporeidade digital que transcende o domínio tecnológico dos ambientes virtuais e, por isso, é preciso considerar uma multiplicidade de questões sociais, políticas, individuais e de movimentação do mercado.

Biografia do Autor

Paula Regina Puhl, Pucrs

Doutora em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (Porto Alegre/Brasil). Professora da Escola de Comunicação, Artes e Design na mesma universidade, coordenadora de Educação Continuada da Escola e pesquisadora o Vidica - Grupo de pesquisa de Cultura Audiovisual Digital.
Email: paula.puhl@pucrs.br

Luis Henrique Rauber, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Feevale e integrante do Comitê Consultivo de cursos do Instituto Toulouse Lautrec (Santiago de Surco/Peru).
Email: luishenrique@feevale.br

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Publicado

2023-12-05