INFLUENCIADORES DIGITAIS INDÍGENAS: O INSTAGRAM COMO MÍDIA PARA MANIFESTAÇÃO IDENTITÁRIA E ATIVISTA DE INDÍGENAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

  • Layana do Amaral Rios Universidade Nova de Lisboa
  • Cláudia Silva Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3206

Palavras-chave:

Influenciadores digitais, Identidade Indígena, Ativismo digital, Instagram, Sociedade

Resumo

Este artigo reside na análise de conteúdo de 239 posts, no contexto de dez perfis de influenciadores digitais indígenas da Amazônia brasileira. A amostra restringe-se à rede social Instagram entre 15 de março e 19 de abril de 2022. Diante do retrocesso dos direitos dos povos indígenas, que tem ocorrido no Brasil, e da imagem desta comunidade pautada na colonialidade do ser, muitas vezes representadas e imaginadas como populações que precisam estar estáticas em suas tradições para terem sua etnia reconhecida, este trabalho centra-se em explorar a seguinte pergunta: o que os influenciadores digitais indígenas têm manifestado no Instagram em relação à identidade cultural e ao ativismo digital? Os resultados desta pesquisa revelaram que 33,47% (n=80) dos posts possuem características ativistas e 29,29% (n=70) são de caráter identitário. Além disso, 3,77% (n=9) dos posts são parcerias pagas, o que demonstra uma tendência para o marketing de influência indígena, embora este ainda seja tímido na amostra pesquisada. Todos os dez perfis produziram algum tipo de conteúdo identitário e sete deles apresentaram conteúdos ativistas em relação ao movimento indígena, levantando temas de dentro e de fora dos sites de notícias on-line. Este resultado leva-nos a concluir que as redes sociais têm sido utilizadas como meio para manifestação de uma minoria étnica e como espaço de inclusão e discussão sobre a situação dessas comunidades, antes com pouca visibilidade e representatividade na mídia tradicional.

Biografia do Autor

Layana do Amaral Rios, Universidade Nova de Lisboa

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Manaus/Brasil). Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (Lisboa/Portugal). E-mail: layanarios@gmail.com

Cláudia Silva, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

Doutora em Mídias Digitais pela Universidade Nova de Lisboa (Lisboa/Portugal), em parceria com a Universidade do Texas (Austin/EUA). Pesquisadora Integrada no Centro de Pesquisa lTI-LARSyS (Lisboa/Portugal). Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (Lisboa/Portugal). E-mail: claudiasilva01@tecnico.ulisboa.pt. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5334-3424

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Publicado

2023-03-31