ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DE INFLUENCIADORES DIGITAIS NA CAMPANHA DE ATENDIMENTO PRECOCE DA COVID-19

Autores

  • Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline Dalmolin Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3209

Palavras-chave:

Influenciadores Digitais, Desinformação, Autenticidade, Covid-19, Instagram

Resumo

A proposta deste artigo é analisar a participação de influenciadores digitais que foram contratados pelo Ministério da Saúde do Brasil, em 2021, para atuar na campanha “Cuidado precoce Covid-19”, em meio às polêmicas envolvendo a pandemia. O objetivo da pesquisa é estudar as estratégias discursivas (VERÓN, 2004) na circulação dos discursos relacionados à desinformação (WARDLE DERAKSHAN, 2017) no âmbito da campanha. Empreende-se, para isso, um estudo de caso múltiplo (BRAGA, 2005) das influenciadoras digitais Flávia Viana, Pam Puertas e Jessika Taynara em seus perfis no Instagram. A análise observa, portanto, que as influenciadoras atuam a partir do vínculo estabelecido nas estratégias enunciativas do ideal de autenticidade (DUFFY; HUND, 2019) nas comunidades em que estão inseridas. Os resultados indicam que a atuação das influenciadoras digitais recrutadas na campanha contribuiu para a dinâmica de disseminação de percepções controversas em relação à conjuntura da pandemia. Percebem-se, ainda, como problemáticas as variações das operações enunciativas pelas influenciadoras, após a repercussão na mídia, com a adoção de novos discursos.

Biografia do Autor

Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/Brasil). Bolsista Capes na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/Brasil). E-mail: kassieli.mello@acad.ufsm.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3503-1096

Aline Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/Brasil). Professora Adjunta no Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/Brasil). E-mail: aline.dalmolin@ufsm.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4413-0061

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Publicado

2023-03-31