UM VÍRUS EM MEIO AO APARELHAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2539Palavras-chave:
Ensino Médio, Reestruturação, PandemiaResumo
Explora-se o impacto da pandemia da Covid-19 e das mudanças instituídas pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, no Ensino Médio, por meio da pesquisa exploratória, que envolve levantamento bibliográfico e documental, buscando proporcionar uma visão geral, de tipo aproximativo sobre os fatos que se apresentam. As incertezas trazidas para a etapa final da Educação Básica, que passa por mudanças estruturais, compõem um cenário de maior insegurança para a juventude heterogênea, plural e imersa em um sistema sócio-econômico desigual. Notam-se novas formas de exclusão promovidas desde dentro do sistema educacional, a partir da pandemia e da reconfiguração do Ensino Médio (embora as estratégias proclamadas se direcionem, entre outras, ao estímulo ao protagonismo juvenil), cujas consequências são um retrato negativamente aprimorado do contexto anterior. Será fundamental debater amplamente as mudanças direcionadas ao Ensino Médio e as consequências do ensino remoto para um contingente grande dos jovens, após essa era do imprevisto, a fim de minimizar ainda mais o caos para os seus futuros.
Referências
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. Livraria Francisco Alves Editora S.A, 1975.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, e dá outras providências. Brasília, 13 de julho de 1990.
BRASIL. Lei nº 12.852, de 05 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Brasília, 05 de agosto de 2013.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, 25 de junho de 2014.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 16 de fevereiro de 2017a.
BRASIL. Lei n°14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Brasília, 25 de dezembro de 2020.
BRASIL. Resolução n° 21, de 14 de novembro de 2018. Destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola, a escolas públicas estaduais e distritais, a fim de apoiar a implementação do Novo Ensino Médio e a realização da avaliação de impacto do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 14 de novembro de 2018.
BRASIL. Decreto n° 10.004, de 5 de setembro de 2019. Institui o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Brasília, 5 de setembro de 2019a.
BRASIL. Portaria n° 2.015, de 20 de novembro de 2019. Regulamenta a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares - Pecim em 2020, para consolidar o modelo de Escola Cívico-Militar - Ecim nos estados, nos municípios e no Distrito Federal. Brasília, 20 de novembro de 2019b.
CARNEIRO, Moaci Alves. O nó do Ensino Médio. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
COBO, B.; SABOIA, A. L. A “geração canguru” no Brasil. XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, realizado em Caxambú- MG. Anais... São Paulo: ABEP, 2010.
CORRÊA, L. H. A violência sistêmica e autoexplorativa do empresário de si: o paradoxo da liberdade no ethos neoliberal e o consequente adoecimento psíquico na sociedade do cansaço. Revista Espaço Acadêmico, n. 216, mai./jun. 2019.
CURY, C. R. J. Financiamento da Educação Brasileira: do subsídio literário ao Fundeb. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1217-1252, out./dez. 2018.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DUARTE, A. W. B.; OLIVEIRA, D. A. Valorização profissional docente nos sistemas de ensino de Minas Gerais e Pernambuco. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, p. 67-97, jul./dez. 2014.
FELIPPE, Marcio Sotelo. Pandemia: a antítese entre sociedade e mercado. In: Ética em tempos de peste. Revista Cult, Editora Bregantini, ano 23, maio 2020, ed. 257, p. 56-61, 2020.
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 57-82.
GENTILI, P. A. A.; SILVA, T. T. da (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2014.
ICE. Introdução às Bases Teóricas e Metodologias do Modelo Escola da Escolha. Juliana Zimmerman (Org.). Pernambuco: Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, 2015.
LIMA, I. Á. A. P. TEAR - Tecnologia empresarial aplicada à educação: gestão e resultados. Olinda: Livro rápido, 2011.
MACEDO, J. M. de. Reconhecimento do notório saber e a inclusão
excludente do professor na educação básica: qual o lugar
da universidade na formação? RPGE – Revista de Política e Gestão Educacional, v. 21, n. esp. 2, p. 1239-1259, nov. 2017.
MEC. Guia de implementação do novo Ensino Médio. Ministério do estado da Educação. Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. 2018. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/Guia.pdf. Acesso em 08 de fev. 2021.
MEC. O que é o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares? Ministério da Educação [on-line], 2019a. Disponível em http://escolacivicomilitar.mec.gov.br/. Acesso em 24 de fev. 2020.
MEC. Etapas. Ministério da Educação [on-line], 2019b. Disponível em http://escolacivicomilitar.mec.gov.br/component/spidercalendar/?view=list_events&Itemid=271. Acesso em 24 de jan. 2020.
MEC. Estados e municípios têm até 27 de setembro para aderir ao modelo cívico-militar. Ministério da Educação [on-line], 2019c. Disponível em http://escolacivicomilitar.mec.gov.br/noticias-lista/57-estados-e-municipios-tem-ate-27-de-setembro-para-aderir-ao-modelo-civico-militar. Acesso em 25 jan. 2020.
MEC. Novo Ensino Médio – perguntas e respostas. Ministério da Educação [on-line], 2019d. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361. Acesso em 28 jan. 2020.
MEZOMO, J. C. Educação e qualidade total: a escola volta às aulas. Petrópolis: Editora Vozes. 2. ed. 1999.
OLIVEIRA, D. A. As políticas de formação e a crise da profissionalização docente:
por onde passa a valorização. Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32,
p. 51-74, maio/ago. 2013.
PERNAMBUCO. Lei Complementar n° 125, de 10 de julho de 2008. Cria o Programa de Educação Integral, e dá outras providências. Palácio do Campo das Princesas, 10 de julho de 2008.
PINTO, J. M. R.; AMARAL, N. C.; CASTRO, J. A. O financiamento do Ensino Médio no Brasil: de uma escola boa para poucos à massificação barata da rede pública. Educ. Soc. Campinas, v. 32, n. 116, p. 639-665, jul./set. 2011.
SANTOS, E. #livesdemaio... Educações em tempos de pandemia. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, junho de 2020, on-line. ISSN: 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1109. Acesso em: 07 fev. 2021.
SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 73-102.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 07-72.
ZALUAR, A. Drogas e cidadania: repressão ou redução de riscos. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.