PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA MODALIDADE REMOTA: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE FRANCISCO BELTRÃO/PR

Autores

  • Carina de Camargo Schnobli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernando Frederico Bernardes Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2771

Palavras-chave:

Covid-19, Ensino e Aprendizagem, Ensino Remoto, Geografia

Resumo

Este trabalho buscou analisar como está acontecendo os desdobramentos do ensino remoto, na disciplina de Geografia, em algumas escolas de Francisco Beltrão/PR. Para isso, três escolas foram eleitas (como amostragem do estudo de caso), a fim de viabilizar a presente pesquisa. As escolas designadas são as seguintes: Colégio Estadual Mário de Andrade, Colégio Estadual Cristo Rei e Colégio Estadual Professor Léo Flach. Como contextualização e embasamento teórico utilizou-se, principalmente, dos decorrentes pensadores: Callai (2011, 2012), Castellar (1999, 2012), Cavalcanti (1998, 2012) e Straforini (2004). A partir destes, discorreu sobre o Ensino de Geografia, vinculando tais reflexões teóricas com o ensino remoto, que vem sendo implementado em decorrência da pandemia de Coronavírus. Na sequência, foi disponibilizado para as turmas de 9º e 3º anos, dos Ensino Fundamental e Médio, respectivamente, das escolas supramencionadas, um questionário visando identificar os benefícios e malefícios do ensino remoto no componente curricular de Geografia. Este estudo de caso, como contributo principal, permitiu constatar que o ensino remoto tem sim seus proveitos, entretanto, sem sombra de dúvidas, nunca substituirá a qualidade do ensino presencial. Para além, este artigo almejou ser um registro qualificado (acadêmico), deste momento atípico que estamos vivenciando, principalmente no que diz respeito às questões escolares/pedagógicas.

Biografia do Autor

Carina de Camargo Schnobli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda de Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Francisco Beltrão/Brasil). E-mail: carycamargo25@gmail.com

Fernando Frederico Bernardes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Ensino de Geografia pela Universidade de Lisboa (Lisboa/Portugal). Professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Francisco Beltrão/Brasil). E-mail: ffbgeo@gmail.com

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Schnobli, C. de C., & Bernardes, F. F. (2021). PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA MODALIDADE REMOTA: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE FRANCISCO BELTRÃO/PR. Revista Prâksis, 1, 167–188. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2771