O COMPROMETIMENTO ACADÊMICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM ESTUDANTES BRASILEIROS DO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2676

Palavras-chave:

Ensino Superior, Pandemia, Ensino remoto, Engajamento, Satisfação

Resumo

O presente artigo buscou compreender em qual grau o atual cenário de pandemia afetou o envolvimento nas atividades de aprendizagem por parte dos estudantes do ensino superior, devido às alterações nas formas de contato entre estudantes e docentes no contexto acadêmico, e, também, a opção generalizada pelo ensino remoto nas atividades letivas. Participaram do estudo 1.452 estudantes universitários brasileiros, matriculados entre o primeiro e último ano, frequentando cursos das três grandes áreas da CAPES: Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências da Vida e Ciências Humanas. O questionário incluía questões fechadas e abertas, sendo aplicado de modo on-line, tendo como objetivo identificar como o cenário de pandemia comprometeu o engajamento dos estudantes nas atividades de aprendizagem. Especificamente, buscou-se identificar como os estudantes organizam os seus estudos, as horas semanais que dedicam à aprendizagem e os sentimentos vivenciados nesse contexto pandêmico. Espera-se, com essa pesquisa, conhecer as vivências acadêmicas dos estudantes neste novo ambiente educacional, seus níveis de satisfação e engajamento, auxiliando no planejamento de ações e serviços de atendimento aos estudantes dentro da nova realidade de distanciamento social e de ensino a distância imposto pela pandemia.

Biografia do Autor

Andreia Osti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Campinas/Brasil). Professora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (São Paulo/Brasil). E-mail: andreia.osti@unesp.br

 

José Airton de Freitas Pontes Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/Brasil). Professor assistente da Universidade Estadual do Ceará (Fortaleza/Brasil). E-mail: jose.airton@uece.br

Sr. Leandro S. Almeida, Universidade do Minho: Braga, PT

Doutor em Psicologia pela Universidade do Porto (Porto/Portugal). Professor no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga/Portugal). E-mail: leandro@ie.uminho.pt

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Osti, A., de Freitas Pontes Júnior, J. A. ., & S. Almeida, L. . (2021). O COMPROMETIMENTO ACADÊMICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM ESTUDANTES BRASILEIROS DO ENSINO SUPERIOR. Revista Prâksis, 3, 275–292. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2676