RETORNO ÀS AULAS: ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E O ENSINO A DISTÂNCIA, NOVAS TENDÊNCIAS

Autores

  • Patrícia Rodrigues de Almeida Universidade La Salle
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle
  • Louise de Quadros da Silva Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2556

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Retorno às aulas, Presencial e à distância, Tendências educacionais

Resumo

O tema do artigo versa sobre o ensino presencial e o ensino a distância, e também sobre o retorno às aulas após a pandemia do coronavírus, o qual será um desafio para os professores. A partir deste cenário, o estudo tem como objetivo refletir sobre o retorno às aulas e as possíveis tendências do ensino nas escolas municipais de ensino fundamental no município de Canoas no estado do Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa e caracteriza-se como uma revisão de literatura a partir de livros e artigos científicos dos últimos 5 anos. O referencial teórico da pesquisa ampara-se em autores como Moran (2015), Fürh (2019), Santana e Sales (2020), Horn e Staker (2015). Os resultados sinalizam que a pandemia da Covid-19 acelerou os processos de inovação nas escolas municipais de educação básica modificando os meios de ensino-aprendizagem. Entendemos que neste novo paradigma surge a educação digital com ênfase na alfabetização digital, personalizada e coletiva: o ensino híbrido.

Biografia do Autor

Patrícia Rodrigues de Almeida, Universidade La Salle

Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora da Educação Básica e integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional em diferentes Contextos na Universidade La Salle (Canoas/Brasil). E-mail: patricia.rdealmeida@gmail.com

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle (Canoas /Brasil). Professora na Universidade La Salle (Canoas/Brasil). E-mail: hildegard.jung@unilasalle.edu.br

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle

Mestra em Educação pela Universidade La Salle (Canoas/Brasil). Secretária da Reitoria e integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos na Universidade La Salle (Canoas/Brasil). E-mail: louise.quadrosdasilva@gmail.com

Referências

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Melo. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

BOAVENTURA, Edivaldo M. Educação planetária em face da globalização. Gestão em Ação, Salvador, v. 5, n. 1, p. 47-56, 2002. Disponível em: http://www.gestaoemacao.ufba.br/revistas/gav5n102.pdf#page=47. Acesso em: 23 fev. 2021.

DE MORAES SIDI, Pilar; ANDREOLA, Balduíno Antonio; BACKES, Luciana. Educação híbrida, representações sociais e suas implicações: etnografia virtual de uma disciplina do ppgedu-unilasalle. In: SEMANA CIENTÍFICA UNILASALLE – SEFIC, 12, 2016, Canoas. Anais... Canoas: Editora Unilasalle, 2017. Disponível em: https://anais.unilasalle.edu.br/index.php/sefic2016/article/viewFile/528/465. Acesso em: 12 fev. 2021.

DE OLIVEIRA, Muriel Batista et al. O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 918-932, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22597. Acesso em: 20 mar. 2021.

EBERT, Cristiane do Rocio Cardoso. O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente. Educar em Revista, n. 21, p. 01-16, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602003000100007&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 15 fev. 2021.

FÜHR, Regina Candida. Educação 4.0: impactos da quarta revolução industrial. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019.

HORN, Michael B.; STAKER, Heather; CHRISTENSEN, Clayton. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010. Disponível em: https://biblioteca.isced.ac.mz/bitstream/123456789/713/1/Metodologia%20da%20Pesquisa.pdf. Acesso em: 11 fev. 2021.

LIMA, Leandro Holanda Fernandes; MOURA, Flávia Ribeiro de. O professor no ensino híbrido. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

MIRANDA, Rozania Viana et al. Ensino Híbrido: Novas habilidades docentes mediadas pelos recursos tecnológicos. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/913. Acesso em: 20 fev. 2021.

MORAN, José Manuel. Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

PÁDUA, Elisabete Matallo M. de. Metodologia da pesquisa: Abordagem teórico-prática. 17ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PALMEIRAS, G.; GONDIM, G. M. de M.; ROJAS, L. I. Vigilância em Saúde e Novas Práticas Locais. In: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Org.). Informação e diagnóstico de situação. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2004, 172 p.

PORTO, Roberta Mendonça; DE LIMA PEREIRA, Jessica Coelho. A Pandemia Do Coronavírus e os Efeitos Na Educação: Reflexões Em Curso. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, p. 279-300, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/50615/35504. Acesso em: 23 jan. 2021.

QUADROS DA SILVA, Louise de; FOSSATTI, Paulo; JUNG, Hildegard Susana. Metodologias Ativas: A Google For Education como ferramenta disruptiva para o ensino e aprendizagem. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 10, n. 18, 2018. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/880. Acesso em: 18 jan. 2021.

SANTANA, Camila Lima et al. Aula Em Casa: Educação, Tecnologias Digitais e Pandemia Covid-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181. Acesso em: 02 fev. 2021.

ZURAWSKI, Rafaela Luana; BOER, Noemi; SCHEID, Neusa Maria John. O professor e os novos contextos de ensino: uma abordagem teórico-metodológica em tempos de pandemia. Disciplinarum Scientia| Ciências Humanas, v. 21, n. 2, p. 81-93, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3446. Acesso em: 02 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Almeida, P. R. de ., Susana Jung, H., & de Quadros da Silva, L. (2021). RETORNO ÀS AULAS: ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E O ENSINO A DISTÂNCIA, NOVAS TENDÊNCIAS. Revista Prâksis, 3, 96–112. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2556