ALGORITMOS INDOMÁVEIS: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DA RELAÇÃO ENTRE FÃS E UMA PLATAFORMA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3608Keywords:
Algorithms, Digital platforms, Semiolinguistic Theory, Fan studies, Asian dramasAbstract
Este artigo realiza uma análise semiolinguística do relacionamento entre fãs e uma plataforma digital, com enfoque nos discursos envolvidos no processo de atualização da lista de Top Shows da plataforma MyDramaList e as subsequentes reações dos fãs do drama O Indomável, que caiu da primeira para a segunda posição. Tem como objetivo investigar a construção das identidades discursivas tanto da plataforma, com ênfase em seu algoritmo de classificação, quanto do fandom. Toma como base teórica uma articulação entre os Estudos de Plataforma (Van Dijck, 2013; Gillespie, 2015; Helmond, 2015; Van Dijck; Poell; De Waal, 2018), estudos sobre algoritmos (Gillespie, 2018; Beer, 2016; Bucher, 2017), Estudos de Fãs (Fiske, 1992; Stein, 2015; Lamerichs, 2018) e, mais especificamente, fãs nas plataformas digitais (Yin, 2020; Zhang; Negus, 2020), estudos sobre afeto em rede (Paasonen; Hillis; Petit, 2015; Dean, 2015) e a Teoria Semiolinguística (Charaudeau, 2008, 2009, 2013, 2014, 2015). Analisa, com abordagem Qualitativa, os comentários dos fãs na página do drama no MyDramaList, bem como os fragmentos discursivos da plataforma. Os resultados demonstram que a plataforma procura construir uma identidade discursiva de neutralidade, enquanto os fãs interpretam essa identidade de maneiras variáveis, construindo suas próprias identidades de fãs atreladas à plataforma e constituindo a lista de Top Shows como um signo (Ponzio, 2008).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Yara Fernanda Chimite, Gustavo Daudt Fischer
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.