UMA INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE HABERMAS: TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA

Ronaldo Herrlein Jr.

Resumo


Este ensaio realiza uma breve apresentação de algumas das principais idéias de Jürgen Habermas, com o propósito formativo de auxiliar os que pretendem adentrar o universo conceituai habermasiano. Após uma introdução, em que é apresentado o sentido da teoria de Habermas, o ensaio está subdividido em mais quatro seções. A primeira introduz alguns conceitos básicos e pressupostos teóricos do autor. Na segunda e terceira seções, apresentam-se a revisão feita por Habermas da teoria weberiana da modernidade e sua crítica ao pensamento de Marx. Na última seção são expostas as tarefas que Habermas propõe para uma teoria da sociedade moderna.

Palavras-chave: Teoria da Ação Comunicativa. Jürgen Habermas. Modernidade. Teoria da História. Teoria Crítica. Escola de Frankfurt.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.598

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


............................................................................................................................................................................................................................

ISSN versão impressa: 1807-1112 
ISSN versão eletrônica: 2448-1939

Licença Creative Commons
A Revista Prâksis segue os critérios da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil).

............................................................................................................................................................................................................................
 
Desde 16/08/19