UMA INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE HABERMAS: TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA

Autores

  • Ronaldo Herrlein Jr. Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.598

Resumo

Este ensaio realiza uma breve apresentação de algumas das principais idéias de Jürgen Habermas, com o propósito formativo de auxiliar os que pretendem adentrar o universo conceituai habermasiano. Após uma introdução, em que é apresentado o sentido da teoria de Habermas, o ensaio está subdividido em mais quatro seções. A primeira introduz alguns conceitos básicos e pressupostos teóricos do autor. Na segunda e terceira seções, apresentam-se a revisão feita por Habermas da teoria weberiana da modernidade e sua crítica ao pensamento de Marx. Na última seção são expostas as tarefas que Habermas propõe para uma teoria da sociedade moderna.

Palavras-chave: Teoria da Ação Comunicativa. Jürgen Habermas. Modernidade. Teoria da História. Teoria Crítica. Escola de Frankfurt.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Como Citar

Herrlein Jr., R. (2007). UMA INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE HABERMAS: TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA. Revista Prâksis, 1, 49–58. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.598