ITINERÁRIOS DIGITAIS COMO FOMENTO AO ENGAGEMENT NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PEDAGOGIA PERMEADA POR CONEXÕES

Autores

  • Rosa Maria Rigo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • José António Marques Moreira Universidade Aberta de Portugal
  • Sara Dias-Trindade Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2434

Palavras-chave:

Engagement acadêmico, Tecnologias Digitais, Formação, Educação Superior, Ensino de Graduação

Resumo

Este artigo sintetiza dados oriundos de tese defendida em janeiro de 2020 para a obtenção de Doutorado em Educação, realizado em Instituição privada, localizada no Sul do Brasil. A problematização estabelecida para a investigação visou a analisar: Quais fatores mais contribuem para promover o engagement de estudantes do primeiro ano da graduação? Para análise dos dados optou-se por uma metodologia combinada, amparada pela triangulação de dados como fundamento lógico para fontes múltiplas de evidências. Esta metodologia propiciou a produção de uma análise mais completa e confiável para consequente elaboração de uma proposta de teoria integrada de engagement acadêmico para o contexto brasileiro, como proposição de tese. O questionário on-line foi o instrumento escolhido para a coleta de dados, aplicado a setenta e oito alunos do primeiro ano da graduação de seis Instituições de Ensino Superior, localizadas em três Estados brasileiros. Os fatores apontados pelos respondentes destacaram em ordem de preferência: 1) Relações Interpessoais; 2) Formação Acadêmica (postura/atitudes do professor); 3) Tecnologias Digitais; 4) Infraestrutura da Instituição; 5) Formação pessoal/interesse e dedicação do próprio aluno; 6) Suporte Acadêmico; 7) Conteúdos trabalhados/ofertados; 8) Áreas de Lazer/entretenimento; 9) Sentimento de pertença universitária.

Biografia do Autor

Rosa Maria Rigo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora-tutora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (Três Corações/Brasil). E-mail: rosa.rigo@ifsuldeminas.edu.br

José António Marques Moreira, Universidade Aberta de Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Coimbra/Portugal). Professor Associado com Agregação no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta (Lisboa/Portugal). E-mail: jmoreira@uab.pt

Sara Dias-Trindade, Universidade de Coimbra

Doutora em História - Didática pela Universidade de Coimbra (Coimbra/Portugal). Professora na Faculdade de Letras e investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (Coimbra/Portugal). E-mail: sara.trindade@uc.pt

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Rigo, R. M., Moreira, J. A. M., & Dias-Trindade, S. . (2021). ITINERÁRIOS DIGITAIS COMO FOMENTO AO ENGAGEMENT NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PEDAGOGIA PERMEADA POR CONEXÕES. Revista Prâksis, 1, 113–138. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2434