OS DOIS LADOS DO ESPELHO: A COBERTURA MIDIÁTICA E AS PUBLICAÇÕES DO COLETIVO NEGRO BALANTA NO EMBATE SOBRE AS COTAS NA UFRGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.1734

Resumo

O presente artigo analisa a disputa por representação entre a cobertura dos jornais Correio do Povo e Zero Hora e as postagens no Facebook do coletivo negro Balanta sobre o acampamento na reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) contra alterações no processo de aferição étnico-racial de aprovados pelas cotas no vestibular. Insere-se, portanto, nos estudos de críticos da mídia, especificamente no debate sobre a abordagem pela imprensa dos movimentos sociais. Também aponta para o tensionamento do jornalismo, como lugar de saber, pelas mídias sociais. Utilizam-se como articuladores teóricos os conceitos mídia (SODRÉ, 2002), valor-notícia (WOLF, 2003) e acontecimento jornalístico (SODRÉ, 2004). Quanto ao método, é um estudo documental, através da análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Os objetos empíricos utilizados foram matérias veiculadas nos dois jornais e as postagens de caráter informativo na página do Facebook do Balanta. O embate entre a Universidade e o coletivo estendeu-se por 10 dias, resultando em uma nova configuração no processo.
Palavras-chave: Coletivo Balanta. UFRGS. Cotas. Acontecimento. Mídia impressa.

RESUMEN
El presente artículo analiza la disputa por representación entre la cobertura de los periódicos Correio do Povo y Zero Hora y las posturas en Facebook del colectivo negro Balanta sobre el campamento en la rectoría de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) contra enmiendas en el proceso de clasificación étnico-racial de aprobados por las cuotas en el vestibular. Se inserta, por lo tanto, en los estudios de críticos de los medios, específicamente en el debate sobre el abordaje por la prensa de los movimientos sociales. También apunta a la tensión del periodismo, como lugar de saber, por los medios sociales. Se utilizan como articuladores teóricos los conceptos medios (SODRÉ, 2002), news value (WOLF, 2003) y acontecimiento periodístico (SODRÉ, 2004). En cuanto al método, es un estudio documental, a través del análisis de contenido (BARDIN, 2009). Los objetos empíricos utilizados fueron materias vehiculadas en los dos periódicos y las entradas de carácter informativo en la página de Facebook del Balanta. El embate entre la Universidad y el colectivo se extendió por 10 días, resultando en una nueva configuración en el proceso.
Palabras-clave: Colectivo Balanta. UFRGS. Cuotas. Acontecimento. Medios impresos.

Biografia do Autor

Wagner Machado da Silva, PUCRS


Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS, também é graduado em Jornalismo pela mesma instituição de ensino. Além disso, é acadêmico do curso de Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou em assessorias de imprensa (Secretaria Estadual da Fazenda, Secretaria da Comunicação Estadual, Secretaria Municipal de Educação , Câmara Municipal de Porto Alegre e Colégio Israelita Brasileiro) e veículos de comunicação do Estado (Zero Hora, Correio do Povo, Rádio Guaíba, TV Record, UlbraTV, Estado de São Paulo, Gazeta Centro-Sul e jornal O Sul). É servidor da UFRGS, lotado no Núcleo de comunicação da Faculdade de Educação (Faced) e participa do Grupo de Estudos Interdisciplinar em Comunicação (Geisc/PUCRS), Grupo de Estudos Imagem e Imaginários (GIM) e Grupo de Pesquisa Tecnologias do Imaginário (PUCRS).

Deivison Moacir Cezar de Campos, Ulbra

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Jornalista formado pela Unisinos e mestre em História Social pela PUCRS, com especialização em História Contemporânea na Fapa. Coordena o Bacharelado em Jornalismo, os cursos de Comunicação Social, habilitações em Publicidade e Propaganda e em Relações Públicas, e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena da Universidade Luterana do Brasil. Coordena a área científica de Comunicação e Mídia da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Integra a diretoria sul da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJOR). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em práticas jornalísticas, mídias sonoras e Pesquisa em Comunicação. Realiza estudos sobre o negro na sociedade brasileira, com ênfase em pertencimento, memória, experiência estética.

Downloads

Publicado

2019-02-15

Como Citar

Silva, W. M. da, & Campos, D. M. C. de. (2019). OS DOIS LADOS DO ESPELHO: A COBERTURA MIDIÁTICA E AS PUBLICAÇÕES DO COLETIVO NEGRO BALANTA NO EMBATE SOBRE AS COTAS NA UFRGS. Revista Prâksis, 1, 123–143. https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.1734