A INFLUÊNCIA DO GRUPO SUL-COREANO BTS NO CONSUMO DE MODA POR PARTE DAS FÃS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE EMPÍRICA

Autores

  • Ana Luísa Pereira de Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Rebeca Azevedo de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Samantha Savia Santos Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Ítalo José de Medeiros Dantas Universidade Feevale
  • Marcelo Curth Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3601

Palavras-chave:

BTS, K-Pop, Consumo por fãs, Vestuário, Hallyu

Resumo

Desde os anos 90, a Coréia do Sul tem investido significativamente em sua produção cultural e artística, como resposta à crise econômica de 1997, visando conquistar capital cultural. Este investimento impulsionou a indústria de entretenimento sul-coreana globalmente, com o grupo de K-Pop Bangtan Sonyeondan (BTS), destacando-se como uma das principais influências da onda coreana. O BTS atrai principalmente fãs jovens da Geração Z, predominantemente femininos, ativos nas redes sociais, especialmente no Twitter, TikTok e Instagram. Os fãs do BTS demonstram devoção em diversas esferas do entretenimento, influenciando, dentre outras coisas, o consumo de moda. A notoriedade do grupo é evidente, pois seus membros têm o poder de esgotar diversos tipos de produtos, desde alimentos até peças de vestuário, simplesmente ao serem vistos consumindo ou vestindo algo. Pensando nisso, este artigo busca identificar a influência do BTS no consumo de moda por fãs brasileiros, utilizando uma pesquisa virtual distribuída em grupos de fãs, no Facebook. Foram coletadas 407 respostas, e os dados foram analisados por estatística Descritiva. A partir dos resultados, foi possível traçar uma visão Exploratória e empírica do consumo de moda por fãs da banda BTS, pluralizando as discussões sobre a importância e influência da indústria do entretenimento, em específico as personalidades orientais, no consumo de produtos de moda no ocidente.

Biografia do Autor

Ana Luísa Pereira de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Aluna pesquisadora no Núcleo de Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). E-mail: analuisapdm@gmail.com

Rebeca Azevedo de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (natal/Brasil). Aluna pesquisadora no Núcleo de Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). E-mail: rebeca.a@escolar.ifrn.edu.br

Samantha Savia Santos Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Aluna pesquisadora no Núcleo de Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). E-mail: samantha.soares@escolar.ifrn.edu.br

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (Novo Hambrugo/Brasil). Foi professor substituto na área de processos de gestão e controle da qualidade na indústria do vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó (Caicó/Brasil). E-mail: italodantasdesign@hotmail.com 

Marcelo Curth, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (São Leopoldo/Brasil). Professor do PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil), atuando como pesquisador no tema Marketing: Identidade e Cultura. E-mail: marcelocurth@feevale.br

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Publicado

2024-09-06

Como Citar

Medeiros, A. L. P. de, Souza, R. A. de, Soares, S. S. S., Dantas, Ítalo J. de M. ., & Curth, M. (2024). A INFLUÊNCIA DO GRUPO SUL-COREANO BTS NO CONSUMO DE MODA POR PARTE DAS FÃS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE EMPÍRICA . Revista Prâksis, 2. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3601