A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Rodrigo Roncato Universidade Estadual de Goiás
  • Paulo Ventura Universidade Estadual de Goiás
  • Júlio César Maia Universidade Estadual de Goiás
  • Wilmont de Moura Martins Universidade Federal de Goiás
  • Halisson Keliton Ramos dos Santos Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2986

Palavras-chave:

Ensino superior, Educação física, Formação docente

Resumo

A formação necessária para o trabalho do professor na educação superior se constitui por um processo com direcionamentos pouco consistentes na legislação brasileira. Estudos sobre esse tema têm advogado em favor da necessidade de repensar os processos formativos dos professores que atuam ou visam atuar na educação superior, com a perspectiva de reconhecer os conhecimentos de ordem pedagógica como indispensáveis para esta intervenção profissional. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa apresentada neste artigo foi compreender a realidade da formação docente para a educação superior na contemporaneidade, buscando analisar, de modo mais específico, como tem ocorrido o desenvolvimento da formação docente em Educação Física para a atuação neste nível de ensino e seus impactos na constituição da identidade profissional. Trata-se de uma investigação quanti-qualitativa, tendo como sujeitos pesquisados os professores dos cursos de Educação Física do Estado de Goiás. Os dados revelam que os avanços relacionados ao desenvolvimento profissional desses professores ocorreram de modo mais recente; a formação continuada tem sido marcada pela diversidade de cursos; as pós-graduações são reconhecidas como fundamentais para a qualificação na intervenção, entretanto, carece de maior investimento em conhecimentos ligados ao exercício do ensino na docência universitária.

Biografia do Autor

Rodrigo Roncato, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (Goiânia/Brasil). Professor na Universidade Estadual de Goiás (Goiânia/Brasil). E-mail: rodrigo.anes@ueg.br

Paulo Ventura, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Goiânia/Brasil). Professor na Universidade Estadual de Goiás (Goiânia/Brasil). E-mail: paulo.pinta@gmail.com

Júlio César Maia, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Jataí (Jataí/Brasil). E-mail: jcesarm@outlook.com

Wilmont de Moura Martins, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (Goiânia/Brasil). Professor na Universidade Estadual de Goiás (Goiânia/Brasil). E-mail: wilmontmoura@gmail.com

Halisson Keliton Ramos dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Jataí (Jataí/Brasil). Professor na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (Goiânia/Brasil). E-mail: halissonsousinha_@hotmail.com

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Roncato Marques Anes, R., Veloso Ventura, P. R. ., César Maia, J., de Moura Martins, W., & Keliton Ramos dos Santos, H. . (2022). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO SUPERIOR. Revista Prâksis, 2, 64–86. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2986

Edição

Seção

Artigos Livres