A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ERA DO IMPREVISTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO PARTILHADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2561

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Ensino Remoto, Formação Inicial, Educação na pandemia

Resumo

A crise sanitária ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, iniciada em 2020, provocou fortes efeitos na Educação. Um dos mecanismos de enfrentamento foi a oferta de aulas virtuais. Nesse sentido, a pesquisa investiga as ramificações da crise atual em universitários, cursistas das mais variadas licenciaturas, tendo como fundamento a Teoria das Representações Sociais. Diante do contexto pandêmico, o artigo objetiva identificar as representações sociais que se articulam entre os(as) estudantes de cursos de licenciaturas de universidades públicas e privadas acerca das tecnologias digitais e do ensino remoto emergencial em sua formação inicial. Com a finalidade de nos aproximarmos dos sentidos gerais que compartilham os(as) estudantes, aplicamos um questionário on-line de evocação hierarquizada junto a 100 licenciandos(as) do estado de Pernambuco. Os termos indutores da associação livre foram “tecnologias digitais na educação” e “ensino remoto”. Os resultados mostram que a forma como vem sendo conduzido o ensino remoto o consagra como mais um instrumento de manutenção das desigualdades sociais em nosso país. Percebe-se que o momento de intenso uso de tecnologias com objetivos pedagógicos parece desvelar uma possível desarticulação entre a formação inicial de professores(as) e esses recursos tecnológicos.

Biografia do Autor

Virginia Renata Vilar da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Psicopedagoga pela Escola Superior Aberta do Brasil (Recife/Brasil). Mestranda na Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil). E-mail: virginia.renata@ufpe.br

Viviane De Bona, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil). E-mail: viviane.bona@ufpe.br

Referências

ABRIC, J-C. La recherche du noyau central et la zone muette des représentations sociales. In: ABRIC, J-C. (Org.). Méthodes d’étude des représentations sociales. Ramonville Saint-Agne: Éditions Érés, 2005. p. 59-80.

ABRIC, J-C. Les représentations sociales: aspects théoriques. In: ABRIC, J-C. (Dir.). Pratiques Sociales et Representations. Paris: Presses Universitaires de France-PUF, 1994.

ALMEIDA, A. Teoria das Representações Sociais e Teorias de Gênero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 117, p. 127-147, nov. 2002.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações da identidade docente: uma contribuição para a formulação de políticas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, p. 579-594, dez. 2007.

ARAGÃO, C. A. N.; FELDENS, D. G. O ensino e a construção do conhecimento na EaD. In: BORGES, F. T. et al. (Orgs.). Formação de professores: transmídia, conhecimento e criatividade. Recife: Editora da UFPE, 2013. p. 67-84.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 280 p.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 342 p.

BONA, V.; ZSCHIESCHE, D. R. O. Introdução. In: BONA, V.; ZSCHIESCHE, D. R. O. (Orgs.). Docência e temas emergentes: percursos metodológicos nos estudos de representações sociais no campo educacional. Recife: Editora da UFPE, 2019. p. 15-18.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação da pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 22 jul. 2020.

CASTELLS, M. A. A galáxia internet: reflexões sobre Internet. Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. 339 p.

CASTELLS, M. A. Era da Informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. 3 v. 176 p.

ENGUITA, M. F. Centros, Redes, Projetos. Caderno de Pesquisa Pensamento Educacional, Curitiba, v. 4, n. 7, p. 25-27, 2009.

FERGUSON, N. M. et al. Impact of Non-Pharmaceutical Interventions (NPIs) to Reduce COVID-19 Mortality and Healthcare Demand. London: Imperial College London, 2020.

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: ARTMED, 2009. 336 p.

GODOI, M. V. M. et al. Representações sociais e uso de tecnologias educativas na escola. Revista Intersaberes, [S.l.], v. 13, n. 29, p. 342-353, 2018.

GOHN, M. da G. Educação não formal: Direitos e aprendizagens dos cidadãos (ãs) em tempos do coronavírus. Humanidades & Inovação, [S.l.], v. 7, n. 7, p. 9-20, 2020.

GÓMEZ, E.; MUÑETÓN, N. ¿Cómo se entienden las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en los contextos educativos rural y urbano? Estudio comparativo. Aletheia, v. 8, n. 1, p. 44-61, 2016.

IANNI, O. A Aldeia Global. In: Teorias da Globalização. 14. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

JODELET, D. A fecundidade múltipla da obra A Psicanálise, sua imagem e seu público. In: ALMEIDA, A. M. O.; SANTOS, M. F. S.; TRINDADE, Z. A. (Orgs.). A teoria das Representações Sociais: 50 anos. Brasília: Technopolitik, 2014. p. 238-261.

JODELET, D. Représentaciones sociales: um domaine en expansion. In: JODELET, D. (Org.). Lés represéntaciones sociales. 2. ed. Paris: PUF, 1991.

JÚNIOR, A. C. M.; LUCENA, S. O uso das tecnologias da informação e comunicação na formação de saberes docentes: estudo de caso no curso de licenciatura em informática/EAD da Universidade Tiradentes. In: BORGES, F. T. et al. (Orgs). Formação de professores: transmídia, conhecimento e criatividade. Recife: Editora da UFPE, 2013. p. 241-262.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2014. 160 p.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2012. 195 p.

LEVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2003. 216 p.

MARIANE, P. O século 21 começa nesta pandemia. CNN Brasil, São Paulo, 04 de julho de 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/07/04/o-seculo-21-comeca-nesta-pandemia-analisa-a-historiadora-lilia-schwarcz. Acesso em: 06 fev. 2021.

MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade: a prática docente no Ensino Superior. São Paulo: Avercamp, 2010. 192 p.

MORAN, J. M.; MASSETTO, M. T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas: Papirus, 2012.

MOREIRA, L.; COSTA, N.; RAMOS, A. Formação Inicial de Professores e o uso das TDIC: uma revisão sistemática de literatura. In: SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO, 5., 2017, São Paulo. Anais... [recurso eletrônico]. São Paulo: PUC-SP, 2017. p. 430-440.

MOSCOVICI, S. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 408 p.

OLIVEIRA, N. M.; MARINHO, S. P. P. Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Representações Sociais de Professoras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2094-2114, 2020.

PAIVA, A. M. Letramento digital como prerrogativa social: um estudo baseado nas sete competências de Bruce. Nova Lima: Fundação Torino, 2012. 253 p. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br. Acesso em: 24 jan. 2021.

PERRUSO, M. A. Educação Popular, pensamento social e classes populares no Brasil. III Milênio: Revista Crítica de Sociologia, Campo dos Goytacazes, v. 7, n. 2, p. 87-113, jul./dez. 2016.

SÁNCHEZ, A. F. El trabajo docente mediado con tecnologías de la información y la comunicación en la telesecundaria. Representaciones sociales de profesores. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 8, n. 16, p. 557-579, 2018.

SANTOS, M. F. S. Prefácio. In: BONA, V.; ZSCHIESCHE, D. R. A. (Orgs). Docência e temas emergentes: percursos metodológicos nos estudos de representações sociais no campo educacional. Recife: Editora da UFPE, 2019.

SANTOS. B. S. A cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Ed. Almedina, 2020. 124 p.

SILVA, V. R. V.; BONA, V. Educação, Tecnologias e Covid-19: estudo das representações sociais na pandemia do novo coronavírus. Resumos Educon, São Cristóvão, v. 14, n. 8, p. 1-6, set. 2020.

SOUZA, C. P.; BÔAS, L. P. S. V.; NOVAES, A. O. Contribuições dos estudos de representações sociais para compreensão do trabalho docente. In: ALMEIDA, A. M. O.; SANTOS, M. F. S.; TRINDADE, Z. A. (Orgs.). A teoria das Representações Sociais: 50 anos. Brasília: Technopolitik, 2014. p. 830-869.

VESGA-PARRA, L. S.; HURTADO-HERRERA, D. R. La brecha digital: representaciones sociales de docentes en una escuela marginal. Revista Latinoamericana en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 11, n. 1, p. 137-149, 2013.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Silva, V. R. V. da, & De Bona, V. (2021). A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ERA DO IMPREVISTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO PARTILHADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS). Revista Prâksis, 3, 202–222. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2561