AMAMI, ALFREDO! ECOS DA ÓPERA LA TRAVIATA NO FILME PRETTY WOMAN

Autores

  • Yasmini Thomas de Vargas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Laura Tausz Rónai Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3441

Palavras-chave:

Ópera. Giuseppe Verdi. La Traviata. Cinema. Simbolismo.

Resumo

Este artigo busca traçar um paralelo entre a cortesã Violetta Valery, protagonista da ópera de Giuseppe Verdi, La Traviata, estreada em 1853, e Vivian Ward, a prostituta do filme Pretty Woman, lançado em 1990. Ambas as obras têm em comum a história de uma mulher que é profissional do sexo e se apaixona perdidamente por um homem fora de seu círculo social. A análise aborda a perspectiva sonora, histórica e social, fatos pessoais, a simbologia, o visual e os aspectos práticos de ambas as obras, buscando entender quais são as semelhanças, as diferenças e o contexto social do meio do século XIX e do final do século XX, trazendo através das escolhas sonoras do compositor, do texto e das imagens e trechos em vídeo da ópera e do filme chaves importantes para facilitar a compreensão do leitor e ilustrar a análise.

Biografia do Autor

Yasmini Thomas de Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em práticas interpretativas/Ópera pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil) e Mestre em Práticas Interpretativas/Ópera também pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil). Atualmente, é professora de canto na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: yasmini_vargas@hotmail.com

Laura Tausz Rónai, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil). Professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil).  E-mail: laronai@gmail.com

Referências

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Thomas de Vargas, Y., & Tausz Rónai, L. . (2023). AMAMI, ALFREDO! ECOS DA ÓPERA LA TRAVIATA NO FILME PRETTY WOMAN. Revista Prâksis, 2, 120–151. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3441