INTERTEXTUALIDADE E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: DIÁLOGOS ENTRE O CINEMA E A LITERATURA INGLESA

Marinês Andréa Kunz, Rosi Ana Grégis

Resumo


O objetivo principal deste artigo é abordar algumas interfaces entre a aquisição da linguagem, a literatura inglesa e o cinema, a partir de relações dialógicas, intersemióticas e sócio-históricas estabelecidas entre textos literários e cinematográficos. Embora estejam calcados em linguagens diferentes, textos literários e cinematográficos têm em comum o fato de serem narrativas, cada qual com suas especificidades, as quais resultam em efeitos estéticos variados. Desde o início de sua história, o cinema tem se valido do acervo literário como hipotexto. Da mesma forma, com o aprimoramento da técnica e da linguagem, o cinema também provoca reflexos na própria literatura, instigando sua renovação. Nesse sentido, esta discussão prevê o estudo da teoria da literatura e da linguagem cinematográfica, para embasar a análise de textos literários, suas versões fílmicas, bem como de outros filmes, tendo como fulcro a linguagem, a adaptação, os efeitos estéticos, as relações intersemióticas e de intertextualidade, bem como a recepção, o contexto sócio-histórico de produção e aquele representado nos textos, discutindo, inclusive, a relação entre a ficção e a história. Com isso, instaura um olhar interdisciplinar a partir da teoria da literatura, da comunicação e da história, na investigação das relações entre textos literários e cinematográficos.

Palavras-chave: Literatura Inglesa. Cinema. Intertextualidade. Aquisição de Segunda Língua.


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DOI: https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.702

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Revista Prâksis - Universidade Feevale (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil).

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