A PORTUGUESA REPRESENTANDO O BRASIL E O URUGUAIO OU FRANCÊS REPRESENTANDO A ARGENTINA: AS TURNÊS INTERNACIONAIS DE CARMEN MIRANDA E CARLOS GARDEL

Autores

  • Alessander Kerber Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3i0.2281

Resumo

Resumo

No presente artigo, proponho uma análise das representações de identidades nacionais nas músicas e trajetórias de Carlos Gardel e de Carmen Miranda. Mais especificamente, proponho analisar a forma como ambos os artistas lidaram com a questão de representarem as identidades nacionais argentina e brasileira dentro desses países e em suas turnês no exterior sendo que não nasceram neles, mas eram imigrantes. Carmen e Gardel foram os artistas de maior sucesso no rádio, cinema e indústria fonográfica da Argentina e do Brasil no Entreguerras, constituindo também uma carreira internacional de grande sucesso através desses mesmos meios de comunicação. Eles também construíram e difundiram versões acerca dessas duas identidades nacionais. Na obra musical e na trajetória de ambos os artistas, buscamos e analisamos essas representações das identidades nacionais.

Palavras-chave: Identidade nacional. Representações. Carlos Gardel. Carmen Miranda.

 

Abstract

In this article, I propose an analysis of the representations of national identities in the musics and trajectories of Carlos Gardel and Carmen Miranda. More specifically, I propose to analyze how both artists dealt with the issue of representing Argentine and Brazilian national identities within these countries and on their tours abroad, since they were not born in them, but were immigrants. Carmen and Gardel were the most successful artists in the radio, cinema and recording industry in Argentina and Brazil between Wars, also constituting a highly successful international career through these same means of communication. They also built and disseminated versions of these two national identities. In the musical work and trajectory of both artists, I search and analyze these representations of national identities.

Keywords: National identities. Representations. Carlos Gardel. Carmen Miranda.

Biografia do Autor

Alessander Kerber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil)

Atualmente é Professor Associado do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (professor permanente do PPG desde 2009, orientador de mestrado e de doutorado), editor da Revista Anos 90, membro da Comissão de Pós-Graduação-PPGH-UFRGS, membro do Colegiado do Departamento de História, pesquisador e líder do grupo de pesquisa "História das culturas e identidades brasileiras e latino-americanas". Possui graduação em Licenciatura em História pela UFRGS (1999), graduação em Bacharelado em História pela UFRGS (2002), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS (2002), no qual recebeu bolsa de mestrado do CNPq, doutorado em História pela UFRGS (2007), tendo a tese sido indicada para o prêmio CAPES de teses, pós-doutorado na Universidad Nacional de Cuyo - UNCUYO (Argentina) (2013), no qual recebeu bolsa de pós-doutorado no exterior da CAPES, e pós-doutorado no Departamento de História da Universidade de São Paulo - USP (2014). Foi coordenador substituto da Comissão de Pesquisa do IFCH-UFRGS (2011 a 2012), coordenador substituto da Comissão de Graduação dos cursos de licenciatura e de bacharelado em história da UFRGS (2009 a 2010), professor em nível de graduação e pós-graduação e pesquisador do Centro Universitário FEEVALE (2003 a 2009), professor substituto do Departamento de História da UFRGS (2004 a 2006) e professor de história em nível de ensino fundamental e médio da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (2002 a 2005). Em pesquisa, focaliza os seguintes assuntos: história contemporânea do Brasil e da América Latina; patrimônio material e imaterial; identidades nacionais, regionais e étnicas; história dos meios de comunicação de massa e da música popular. Tem publicados 34 artigos completos em periódicos acadêmicos, 3 livros, 20 artigos completos em anais de eventos, 6 capítulos de livros, entre outras publicações. Foi membro de 129 bancas para avaliação de pesquisas de graduação e de pós-graduação, organizou 13 eventos acadêmicos, realizou diversas orientações de trabalhos de graduação e pós-graduação, proferiu palestras, conferências e comunicações em 47 eventos acadêmicos, atuou como consultor Ad Hoc para agências de fomento, comissões de pesquisa, periódicos e editoras de universidades, entre diversas outras atividades acadêmicas.

Downloads

Publicado

2020-08-27

Como Citar

Kerber, A. (2020). A PORTUGUESA REPRESENTANDO O BRASIL E O URUGUAIO OU FRANCÊS REPRESENTANDO A ARGENTINA: AS TURNÊS INTERNACIONAIS DE CARMEN MIRANDA E CARLOS GARDEL. Revista Prâksis, 3, 102–117. https://doi.org/10.25112/rpr.v3i0.2281