ARTEFATOS MIDIÁTICOS E REGULAÇÃO DE GÊNERO: FEMINILIDADES NAS CAPAS DA REVISTA MARIE CLAIRE

Autores

  • Ada Lyzandra Lima Rodrigues Universidade Ibirapuera
  • Raquel Spaziani Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3321

Palavras-chave:

Mulheres, Gênero, Padrão de beleza, Revistas Femininas

Resumo

A regulação do gênero se dá por meio de diferentes investimentos sociais, como pelos artefatos culturais e midiáticos. Este estudo teve como objetivo analisar as capas da revista Marie Claire, buscando compreender como as mulheres são representadas, assim como quais são as temáticas visibilizadas em suas publicações. Para isso, foi realizado a análise de conteúdo das capas publicadas nos anos de 2019 e 2020. Percebeu-se que, apesar de a proposta da revista ser direcionada para todas as mulheres, apenas uma parcela dessas foi retratada nas capas: as que correspondiam ao padrão de beleza vigente. Já as matérias anunciadas disseram respeito, em sua maior parte, à preocupação excessiva com a aparência e trajetória de vida de personalidades célebres. Desse modo, considera-se importante a visibilidade de narrativas midiáticas contra hegemônicas feministas, subvertendo as normas que tanto restringem as mulheres.

Biografia do Autor

Ada Lyzandra Lima Rodrigues, Universidade Ibirapuera

Graduada em psicologia pela Universidade Ibirapuera (São Paulo/Brasil). E-mail: adallimatst@gmail.com

Raquel Spaziani, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp (Araraquara/Brasil). Professora na Universidade Federal de São Paulo. Instituto de Saúde e Sociedade (Santos/Brasil). E-mail: raquel.spaziani@unifesp.br

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Lima Rodrigues, A. L. ., & Spaziani, R. (2023). ARTEFATOS MIDIÁTICOS E REGULAÇÃO DE GÊNERO: FEMINILIDADES NAS CAPAS DA REVISTA MARIE CLAIRE. Revista Prâksis, 2, 255–271. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3321

Edição

Seção

Artigos Livres