ARTEFATOS MIDIÁTICOS E REGULAÇÃO DE GÊNERO: FEMINILIDADES NAS CAPAS DA REVISTA MARIE CLAIRE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3321Palabras clave:
Mulheres, Gênero, Padrão de beleza, Revistas FemininasResumen
A regulação do gênero se dá por meio de diferentes investimentos sociais, como pelos artefatos culturais e midiáticos. Este estudo teve como objetivo analisar as capas da revista Marie Claire, buscando compreender como as mulheres são representadas, assim como quais são as temáticas visibilizadas em suas publicações. Para isso, foi realizado a análise de conteúdo das capas publicadas nos anos de 2019 e 2020. Percebeu-se que, apesar de a proposta da revista ser direcionada para todas as mulheres, apenas uma parcela dessas foi retratada nas capas: as que correspondiam ao padrão de beleza vigente. Já as matérias anunciadas disseram respeito, em sua maior parte, à preocupação excessiva com a aparência e trajetória de vida de personalidades célebres. Desse modo, considera-se importante a visibilidade de narrativas midiáticas contra hegemônicas feministas, subvertendo as normas que tanto restringem as mulheres.
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