ARTEFATOS MIDIÁTICOS E REGULAÇÃO DE GÊNERO: FEMINILIDADES NAS CAPAS DA REVISTA MARIE CLAIRE

Authors

  • Ada Lyzandra Lima Rodrigues Universidade Ibirapuera
  • Raquel Spaziani Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3321

Keywords:

Women, Gender, Beauty Standards, Female Magazines

Abstract

A regulação do gênero se dá por meio de diferentes investimentos sociais, como pelos artefatos culturais e midiáticos. Este estudo teve como objetivo analisar as capas da revista Marie Claire, buscando compreender como as mulheres são representadas, assim como quais são as temáticas visibilizadas em suas publicações. Para isso, foi realizado a análise de conteúdo das capas publicadas nos anos de 2019 e 2020. Percebeu-se que, apesar de a proposta da revista ser direcionada para todas as mulheres, apenas uma parcela dessas foi retratada nas capas: as que correspondiam ao padrão de beleza vigente. Já as matérias anunciadas disseram respeito, em sua maior parte, à preocupação excessiva com a aparência e trajetória de vida de personalidades célebres. Desse modo, considera-se importante a visibilidade de narrativas midiáticas contra hegemônicas feministas, subvertendo as normas que tanto restringem as mulheres.

Author Biographies

Ada Lyzandra Lima Rodrigues, Universidade Ibirapuera

Graduada em psicologia pela Universidade Ibirapuera (São Paulo/Brasil). E-mail: adallimatst@gmail.com

Raquel Spaziani, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp (Araraquara/Brasil). Professora na Universidade Federal de São Paulo. Instituto de Saúde e Sociedade (Santos/Brasil). E-mail: raquel.spaziani@unifesp.br

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Published

2023-08-23

How to Cite

Lima Rodrigues, A. L. ., & Spaziani, R. (2023). ARTEFATOS MIDIÁTICOS E REGULAÇÃO DE GÊNERO: FEMINILIDADES NAS CAPAS DA REVISTA MARIE CLAIRE. Revista Prâksis, 2, 255–271. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3321