DO OUTRO LADO DA REDE: AS PRÁTICAS DOS VOLEIFÃS NA REDE SOCIAL X EM BUSCA DE UM PATROCINADOR PARA O BARUERI VOLLEYBALL CLUB
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v4i1.3735Palabras clave:
Ativismo de fãs, Vôlei, Marketing esportivo, BarueriResumen
No Brasil, times e clubes de modalidades esportivas que não são o futebol, mas que podem ser tão populares quanto, encontram-se em uma incansável busca por marcas e iniciativas que apoiem financeiramente seus projetos, evitando o fim de suas histórias. Essa foi a situação do Barueri Volleyball Club em 2021, que, com a perda de seu principal patrocinador, via a sua existência ameaçada, totalmente dependente do custeamento financeiro feito pelo idealizador do projeto e então técnico José Roberto Guimarães. Inspirados pelos apelos do técnico tricampeão olímpico, fãs de vôlei se mobilizaram em diferentes táticas ativistas na rede social X (antigo Twitter), a fim de trazer visibilidade para a causa. O presente artigo apresenta as principais práticas desses fãs na realização da campanha #PatrocineOBarueriVolei. Por meio de uma análise Qualitativa de conteúdo, foram selecionados e codificados 121 tweets, que foram codificados em sete categorias, a fim de compreender a relevância dessas atividades na visibilidade da causa e o papel da convergência midiática na participação desses fãs.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Maria Barreto de Azevedo França, Cecília Almeida Rodrigues Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.