DO OUTRO LADO DA REDE: AS PRÁTICAS DOS VOLEIFÃS NA REDE SOCIAL X EM BUSCA DE UM PATROCINADOR PARA O BARUERI VOLLEYBALL CLUB

Authors

  • Ana Maria Barreto de Azevedo França Universidade Federal de Pernambuco
  • Cecília Almeida Rodrigues Lima Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v4i1.3735

Keywords:

Ativismo de fãs, Vôlei, Marketing esportivo, Barueri

Abstract

No Brasil, times e clubes de modalidades esportivas que não são o futebol, mas que podem ser tão populares quanto, encontram-se em uma incansável busca por marcas e iniciativas que apoiem financeiramente seus projetos, evitando o fim de suas histórias. Essa foi a situação do Barueri Volleyball Club em 2021, que, com a perda de seu principal patrocinador, via a sua existência ameaçada, totalmente dependente do custeamento financeiro feito pelo idealizador do projeto e então técnico José Roberto Guimarães. Inspirados pelos apelos do técnico tricampeão olímpico, fãs de vôlei se mobilizaram em diferentes táticas ativistas na rede social X (antigo Twitter), a fim de trazer visibilidade para a causa. O presente artigo apresenta as principais práticas desses fãs na realização da campanha #PatrocineOBarueriVolei.  Por meio de uma análise Qualitativa de conteúdo, foram selecionados e codificados 121 tweets, que foram codificados em sete categorias, a fim de compreender a relevância dessas atividades na visibilidade da causa e o papel da convergência midiática na participação desses fãs.

Author Biographies

Ana Maria Barreto de Azevedo França, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil). E-mail: maria.barreto@ufpe.br

Cecília Almeida Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil). Professora na Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil). E-mail: cecilia.lima@ufpe.br

Published

2024-10-18