#ARMYHELPTHEPANTANAL E O ATIVISMO DO FANDOM ARMY NO BRASIL

Autores

  • Laís Limonta Gonçalves Universidade Federal de Ouro Preto
  • Denise Figueiredo Barros do Prado Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v4i1.3685

Palavras-chave:

Fã, Fandom, ARMY, Tribalismo, Ativismo de fã

Resumo

Este artigo analisa o comportamento do fandom ARMY durante a arrecadação de fundos ARMY Help The Pantanal realizada em 2020. Com foco na mobilização dos Curadores (Lopes; Mungioli, 2011) da campanha na rede social Twitter, busca-se expor a maneira como a organicidade tribalista dos ARMYs (Maffesoli, 1998), em adição ao ativismo de fãs (Amaral; Souza; Monteiro, 2014), se revela durante a criação, gestão e prestação de contas da campanha. Para isso, foi feito um rastreio das fases de desenvolvimento dela, por meio do monitoramento do fandom ARMY e, em especial, a fanbase ARMY Help The Planet (AHTP), entre agosto e novembro de 2020. Dentre as 378 postagens coletadas relacionadas à campanha, identificamos a atuação da AHTP enquanto equipe primordial para a criação e desenvolvimento da arrecadação ARMY Help The Pantanal. Assim, a partir da análise, é possível traçar como diferentes estratégias realizadas inferem no progresso e nos resultados da campanha.

Biografia do Autor

Laís Limonta Gonçalves, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ouro Preto/Brasil). E-mail: limontalais@gmail.com

Denise Figueiredo Barros do Prado, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (Minas Gerais/Brasil). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ouro Preto/Brasil). E-mail: denise.prado@ufop.edu.br

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Publicado

2024-10-18