UMA ANÁLISE DO FANDOM K-POP “ORBIT” DO GRUPO LOONA

Autores

  • Manoela Fernandes Vieira Barbosa Universidade Federal do Ceará
  • Geórgia da Cruz Pereira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v4i2.3689

Palavras-chave:

Fandom, K-pop, Produções de fãs

Resumo

Para responder à questão de como se dão produções de fãs em comunidades online e quais são suas atividades características, este artigo analisa o fandom “Orbit”, fãs do grupo musical de K-pop Loona, pela plataforma Facebook. Com base em estudos sobre cultura de fãs como os de Duffet (2014) e Amaral (2016), e a partir da netnografia de Kozinets (2014), foram analisados os conteúdos e interações entre membros e seguidores de 3 grupos e 5 páginas organizados por fãs, catalogando suas produções de acordo com os conceitos de Silveira (2010) e Jenkins, Ford e Green (2015). O estudo permitiu compreender como essas pessoas se organizam e interagem com os produtos culturais, e como se tornam elas mesmas produtoras de materiais derivados. Além disso, foi possível observar como a lógica algorítmica tem sido incorporada para mobilizar as audiências em torno dos ídolos. O período da pesquisa correspondeu à exibição do reality show Queendom 2, no qual os membros do grupo Loona competiram, e seus fãs realizaram atividades para lhes garantir pontos.

Biografia do Autor

Manoela Fernandes Vieira Barbosa, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/Brasil). Email: manoelafvb@alu.ufc.br

Geórgia da Cruz Pereira, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil). Professora na Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/Brasil). Email: georgia@virtual.ufc.br

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Barbosa, M. F. V., & Pereira, G. da C. (2024). UMA ANÁLISE DO FANDOM K-POP “ORBIT” DO GRUPO LOONA . Brazilian Creative Industries Journal, 4(2), 132–159. https://doi.org/10.25112/bcij.v4i2.3689