A CONSOLIDAÇÃO DA SOM LIVRE COMO UMA DAS EMPRESAS LÍDERES DA INDÚSTRIA DA MÚSICA BRASILEIRA POR MEIO DE SUA ADAPTAÇÃO FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS PÓS 2000

Autores

  • Ricardo Almeida de Abreu Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • João Luiz de Figueiredo Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v1i1.2675

Palavras-chave:

Indústria da música, Som Livre, Adaptação, Streaming, Economia Criativa

Resumo

O artigo analisa as transformações na indústria da música brasileira com o objetivo de compreender como a Som Livre assumiu a posição de liderança no mercado fonográfico brasileiro a partir de sua reestruturação no contexto de transição do mercado físico para o digital. Partimos de uma análise sobre as mudanças na organização da indústria da música, discutindo como as tecnologias digitais afetaram seus os diferentes agentes produtivos, especialmente as gravadoras. Na sequência, realizamos um estudo de caso da Som Livre que, no contexto de reestruturação da indústria fonográfica, se tornou a maior empresa do segmento em música brasileira. A pesquisa realizada é de abordagem qualitativa e como procedimentos metodológicos do estudo de caso realizamos revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários da indústria da música e da Som Livre e entrevistas semiestruturadas com lideranças da empresa. Acreditamos que o artigo contribui para o reconhecimento do ambiente competitivo da indústria da música no Brasil e pode ser aplicado em outros trabalhos acadêmicos ou de mercado que tenham como premissa a compreensão do setor da música no Brasil.

Biografia do Autor

Ricardo Almeida de Abreu, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Mestre em Gestão da Economia Criativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (Rio de Janeiro/Brasil). E-mail: ricardo.deabreu@gmail.com

João Luiz de Figueiredo, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil). Docente do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa na Escola Superior de Propaganda e Marketing (Rio de Janeiro/Brasil). E-mail: joao.silva@espm.br

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Publicado

2021-07-01