A CONSOLIDAÇÃO DA SOM LIVRE COMO UMA DAS EMPRESAS LÍDERES DA INDÚSTRIA DA MÚSICA BRASILEIRA POR MEIO DE SUA ADAPTAÇÃO FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS PÓS 2000
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v1i1.2675Palavras-chave:
Indústria da música, Som Livre, Adaptação, Streaming, Economia CriativaResumo
O artigo analisa as transformações na indústria da música brasileira com o objetivo de compreender como a Som Livre assumiu a posição de liderança no mercado fonográfico brasileiro a partir de sua reestruturação no contexto de transição do mercado físico para o digital. Partimos de uma análise sobre as mudanças na organização da indústria da música, discutindo como as tecnologias digitais afetaram seus os diferentes agentes produtivos, especialmente as gravadoras. Na sequência, realizamos um estudo de caso da Som Livre que, no contexto de reestruturação da indústria fonográfica, se tornou a maior empresa do segmento em música brasileira. A pesquisa realizada é de abordagem qualitativa e como procedimentos metodológicos do estudo de caso realizamos revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários da indústria da música e da Som Livre e entrevistas semiestruturadas com lideranças da empresa. Acreditamos que o artigo contribui para o reconhecimento do ambiente competitivo da indústria da música no Brasil e pode ser aplicado em outros trabalhos acadêmicos ou de mercado que tenham como premissa a compreensão do setor da música no Brasil.
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