DAS PASSARELAS À LIMPEZA COM CELEBRIDADES: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE ELLEN MILGRAU, “A INFLUENCIADORA TOP DA FAXINA”

Autores/as

  • Marina dos Santos Franco UNIP
  • Adriana da Rosa Amaral UNIP
  • Issaaf Karhawi UNIP

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3616

Palabras clave:

Influenciadores Digitais, Autenticidade, Capital Social

Resumen

O presente artigo tem como como objetivo descrever como as ações sociais praticadas por influenciadores digitais são realizadas a partir do desempenho e das dinâmicas da produção de conteúdo nas plataformas digitais. Para tanto, fizemos uma observação Exploratória do perfil de Instagram de Ellen MilGrau, que ficou conhecida nas redes sociais como “A influenciadora top da faxina”. Observamos as estratégias de construção de marca da top model e influencer a partir do conteúdo criado para o quadro “Faxina MilGrau” focado na limpeza de casas de pessoas com depressão e transtornos de saúde mental. Como resultados iniciais, observamos que o storytelling de autenticidade enquanto valor desse quadro expandiu o negócio da influenciadora e consolidou os valores de legitimidade da top model nesse nicho, ampliando seu capital social e econômico através do marketing de causas.

Biografía del autor/a

Marina dos Santos Franco, UNIP

Mestranda em Comunicação pela Universidade Paulista (São Paulo/Brasil). E-mail: marina.franco02@gmail.com

Adriana da Rosa Amaral, UNIP

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora e pesquisadora do PPG Comunicação da Universidade Paulista (São Paulo/Brasil). E-mail: adriana.amaral08@gmail.com

Issaaf Karhawi, UNIP

Doutora em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professora e pesquisadora do PPG Comunicação da Universidade Paulista (São Paulo/Brasil). E-mail: issaaf@gmail.com

Citas



Publicado

2024-01-03

Cómo citar

Franco, M. dos S., Amaral, A. da R., & Karhawi, I. (2024). DAS PASSARELAS À LIMPEZA COM CELEBRIDADES: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE ELLEN MILGRAU, “A INFLUENCIADORA TOP DA FAXINA”. Revista Prâksis, 1, 5–24. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3616