A VELHICE E A MODA TECENDO REFLEXÕES SOBRE A TENDÊNCIA GRANDPACORE

Autores

  • Débora Pires Teixeira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ítalo José de Medeiros Dantas Universidade Feevale
  • Glauber Soares Júnior Universidade Feevale / Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Fabiano Eloy Atílio Batista Universidade Federal de Juiz de Fora / Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3985

Palavras-chave:

Vovôcore, TikTok, Granfluencer, Influenciadores digitais idosos

Resumo

A grandpacore foi apontada como uma das principais tendências de consumo de moda de 2024 e o objetivo desse artigo é produzir uma análise das representações do vestir na velhice a partir dos discursos produzidos por essa estética e correlacionar essas interpretações com a perspectiva imagética do próprio idoso e do mercado de moda. Metodologicamente, a pesquisa assume um delineamento Qualitativo, Exploratório e Documental, com coleta de dados realizada em sites de revistas de moda, femininas e jornais, na plataforma de vídeos Tiktok, em sites de lojas virtuais de produtos destinados às pessoas idosas e em perfis de influenciadores digitais idosos com relevante número de seguidores e a presença de produção de conteúdo sobre moda. Percebeu-se que as imagens produzidas pela microtendência grandpacore conferem com os discursos idadistas sobre o vestir na velhice propagados por editoriais de moda, bem como com as representações sociais que os jovens fazem da velhice e as lojas virtuais de produtos para idosos destinam-se a pessoas doentes e incapacitadas. Por outro lado, na análise dos perfis dos influenciadores digitais idosos, identificou-se rupturas na regulação moral que coíbe a exposição dos corpos mais velhos e promove o seu apagamento e o seu silenciamento.

Biografia do Autor

Débora Pires Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (Viçosa/Brasil). Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Seropédica/ Brasil). E-mail: deborapite@gmail.com.

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (Novo Hambrugo/Brasil). Foi professor substituto na área de processos de gestão e controle da qualidade na indústria do vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó (Caicó/Brasil). E-mail: italodantasdesign@hotmail.com

Glauber Soares Júnior, Universidade Feevale / Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Professor de Design na Universidade do Estado de Minas Gerais (Ubá/Brasil). E-mail: glaubersoares196@hotmail.com.

Fabiano Eloy Atílio Batista, Universidade Federal de Juiz de Fora / Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (Viçosa/Brasil). Professor de Design na Universidade do Estado de Minas Gerais (Ubá/Brasil). E-mail: fabiano_jfmg@hotmail.com.

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Publicado

2025-02-26

Como Citar

Teixeira, D. P., Dantas, Ítalo J. de M., Soares Júnior, G., & Batista, F. E. A. (2025). A VELHICE E A MODA TECENDO REFLEXÕES SOBRE A TENDÊNCIA GRANDPACORE. Revista Prâksis, 1, 302–325. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3985