A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2586Palabras clave:
Escola ribeirinha, Pandemia, Saberes pedagógicos, TecnologiaResumen
A necessidade de distanciamento social físico, instaurada pela pandemia da Covid-19, fez emergir problemáticas que antes eram amenizadas pelo contato precário em regiões que já viviam um certo isolamento. O objetivo deste artigo consiste em identificar a articulação entre os saberes e as problemáticas na educação, para proposições alternativas na educação ribeirinha. Para realizar a pesquisa exploratória, a produção de dados empíricos ocorreu na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na Comunidade de Fátima, no Rio Negro – Amazonas. Participaram deste estudo uma professora e alunos do 6º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Foi utilizado como instrumento para a produção de dados o comunicador instantâneo whatsapp. As reflexões iniciais revelaram os entraves tecnológicos vivenciados no contexto educacional ribeirinho e como os saberes pedagógicos, contemplando docente e alunos, estão em constante construção oportunizando formas de aprendizagem condizentes com a realidade dos alunos.
Citas
ASSEF MENDES, L. L. S.; RAMOS, T. S.; PONTES, F. A. R.; REIS, D. C. DOS; SILVA, S. S. DA C.; SILVA, S. D. B. DA. A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico. Educação, v. 31, n. 1, p. 80-87, jan./abr. 2008.
BACKES, L; CHITOLINA, R. F.; CARNEIRO, E. L. O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido. Interfaces da Educação, v. 11, p. 542-570, 2020. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4450/3584>. Acesso em: 29 mar. 2021.
BASSO, Silvia Eliane de Oliveira; SANTOS, Renata Oliveira; OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de; MERTZIG, Patrícia Lakchmi Leite; COSTA, Maria Luisa Furlan. EaD, Currículo e Hegemonia: O Necessário
Debate. Revista EmRede, v. 7, n. 1, p. 225-241, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 15 abr. 2020.
CUNHA, L. F. F; SOUZA S. A; SILVA, A. P. O Ensino Remoto no Brasil em tempos de Pandemia: Diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista com censo: estudos educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 27-37, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.
MENEZES, J. B. F; MOTA, F. D. L. O Uso das Tecnologias Educacionais durante o exercício da monitoria acadêmica em um curso de Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 6, n. 1, p. 96-108, 2018.
MOTA NETO, J. C.; OLIVEIRA, I. A. de. Saberes da terra, da mata e das águas, saberes culturais e educação. In: Oliveira, I. A. de (Org.). Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. Belém: CCSE-UEPA, p. 53-66, 2004.
NETO, T. O. As rodovias na Amazônia: uma discussão geopolítica. Confins [on-line], 501 | 2019, posto on-line no dia 09 setembro 2019, consultado o 29 março 2021. Disponível em: http://journals.openedition.org/confins/21176. Acesso em: 29 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.4000/confins.21176
NÓVOA, Antônio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, A. 1 vídeo (31 min). Educação em tempos de Pandemia. Publicado pelo Canal Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo, 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FNF7i_DpfIo . Acesso em: 15 abr. 2020.
OLIVEIRA, I. A de. Filosofia da educação: reflexões e debates. Belém: Umana, 2001.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Prâksis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.