PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2563Palavras-chave:
Impactos da pandemia da Covid-19, Percepções de alunos, Aprendizado de inglêsResumo
O estudo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 na educação em geral e no aprendizado de línguas estrangeiras, em particular focando nas percepções de aprendizes de inglês. Com esse objetivo, 39 alunos responderam um questionário on-line e 3 deles foram convidados para aprofundar a análise de dados por meio de sua participação em uma roda de conversa virtual com os pesquisadores. Os resultados do estudo sugerem que a pandemia teve um impacto mais quantitativo do que qualitativo na educação em geral e no aprendizado de inglês em particular. A pandemia acelerou e marcou tendências e práticas que já vinham sendo observadas antes, mas de forma incipiente, tais como aprendizado mais autônomo, flexível, focado no aluno, uso de abordagens híbridas e ativas, entre outras. As percepções dos alunos também apontaram efeitos negativos da pandemia sobre a educação como o estresse por excesso de exposição virtual e a falta de concentração e motivação. De maneira geral, concluímos que a pandemia agravou problemas já existentes à medida em que acelerou a transição de práticas para o ambiente virtual sem o devido preparo ao mesmo tempo em que potencializou o desenvolvimento de práticas mais autônomas no contato com outras línguas e culturas por meio da internet.
Referências
CASOTTI, Janayna B.; FINARDI, Kyria R. Abordagens Inclusivas no Ensino de Línguas: Desafios para a Formação Docente. Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES), v. 10, p. 63-76, 2016.
CÓ, Elisa P.; AMORIM, Gabriel B.; FINARDI, Kyria R. Ensino de Línguas em Tempos de Pandemia: Experiências com tecnologias em ambientes virtuais. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, p. 112-140, 2020.
CORALINA, Cora. Exaltação de Aninha (O professor). In: ______. Vintém De Cobre: Meias Confissões de Aninha. 9. ed. São Paulo, Brasil: Global, 2007.
CRESWELL, John W. O projeto de pesquisa: métodos quantitativo, qualitativo e misto. Trad. Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DE SOUSA SANTOS, Boaventura. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo Editorial, 2020.
DWECK, Carol S. Mindsets: Developing talent through a growth mindset. Olympic Coach, v. 21, n. 1, p. 4-7, 2009.
DWECK, Carol. Carol Dweck revisits the growth mindset. Education Week, v. 35, n. 5, p. 20-24, 2015.
DWECK, Carol. What having a “growth mindset” actually means. Harvard Business Review, v. 13, p. 213-226, 2016.
FINARDI, Kyria R.; PREBIANCA, Gicele; MOMM, Christiane F. Tecnologia na Educação: O caso da Internet e do inglês como linguagens de inclusão. Cadernos do IL, Porto Alegre, p. 193-208, 2013.
FINARDI, Kyria; TYLER, Jhamille. The Role of English and Technology in the Internationalization of Education: Insights from the analysis of MOOCS. In: 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2015, Barcelona. Edulearn15 Proceedings. Barcelona: IATED, 2015. v. 1. p. 11-18.
FINARDI, Kyria; PREBIANCA, Gicele V. V.; SCHMITT, Jeovani. English distance learning: possibilities and limitations of MEO for the Flipped Classroom. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 16, p. 181-208, 2016.
GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. Rio de Janeiro: Record, 2000.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 35-76.
PREBIANCA, Gicele V. V.; CARDOSO, G.; FINARDI, Kyria R. Hibridizando a Educação e o Ensino de Inglês: Questões de inclusão e qualidade. Revista do GEL, v. 11, p. 47-70, 2014.
ROSS, Andrew F.; DISALVO, Mary L. Negotiating displacement, regaining community: The Harvard Language Center’s response to the COVID‐19 crisis. Foreign language annals, v. 53, n. 2, p. 371-379, 2020.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.