FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2500Palabras clave:
Formação docente, Ensino remoto, PandemiaResumen
Este texto discute o curso Produção de material didático- práticas sociais, design e proposta metodológica, oferecido pela Escola de Aperfeiçoamento dos Professores (EAPE-DF), tendo como pano de fundo o trabalho remoto em situação de Pandemia. São trazidas algumas considerações dos professores cursistas, examinando o percurso do curso em visitação que focaliza quatro categorias: duração, plataforma, conteúdo e aplicabilidade. Procuramos relacionar essas categorias com a situação proposta pelo curso de viabilizar aos docentes a aquisição de ferramentas tecnológicas na confecção de uma atividade – material didático – seguindo o princípio da transversalidade dentro da proposição de inserir numa única atividade quatro desafios. O estudo é fundamentado na Teoria Crítica e na Pedagogia Histórico-crítica. Como metodologia utilizamos aplicação de questionário, por meio do Google formulário enviado via WhatsApp para coordenadores e gestores de escolas públicas para que eles compartilhassem com seus grupos de professores. Alguns dos aspectos revelados pelo estudo são: para a maioria dos profissionais o curso não restringe a autonomia do professor; o tempo de formação não foi suficiente; o curso não contemplou os objetivos propostos e nem as necessidades dos professores para realizar o atendimento remoto; não atendeu satisfatoriamente as necessidades tecnológicas dos cursistas, embora a maioria afirme não ter tido dificuldade na realização da atividade final exigida pelo curso.
Citas
BRASÍLIA. Currículo em Movimento da Educação Básica - Pressupostos Teóricos. Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Brasília, DF, 2014.
DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Cortez, 2003.
GUNTHER, H. Como elaborar um questionário. Brasília, DF: UnB, Laboratório de psicologia Ambiental, 2003. (Série Planejamento de Pesquisas nas Ciências Sociais, No 01).
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: velhos e novos temas. Edição do autor, 2002.
LIMA, Erisevelton Silva; SILVA, Francisco Thiago. O encontro entre o currículo e a avaliação na coordenação pedagógica da escola. Brasília: Editora Kiron, 2020.
MACHADO, Liliane Campos. A identidade profissional do professor formador de professores. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. (Org.). Didática e a prática de ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: CE: EdUECE, 2015. Trabalhos apresentados no XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, realizado em Fortaleza, CE, de 11 a 14 de novembro de 2014.
______. (Re)configuração curricular no processo de formação de professores e suas relações. Educação, Santa Maria, v. 41, n. 2, p. 297-309, maio/ago. 2016.
MIRANDA, Edna Mara Corrêa; PAULA, Alessandra Valéria; SILVA, Aurênio Pereira. O novo Ensino Médio e as metodologias ativas: elementos para análise de uma formação docente. In: NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; GARCIA, Alexandra; REIS, Graça Regina Franco da Silva; RUST, Naiara Miranda; GIRALDO, Victor. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP et Alii, 2020.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011.
SANTIS, L. M. de O. Educação Continuada na Secretaria de Educação do Distrito Federal: Concepções Políticas na década de 80. 2002. 201f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras aproximações. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1994.
______. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras aproximações. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
______. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação [online], vol. 14, n. 40, p. 143-155, 2009.
______. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SILVA, Francisco Thiago. Currículo de transição: uma saída para a educação pós-pandemia. In: Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, ano 13, vol. XXV, núm. 1, jan-jun, 2020, pág. 70-77.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Prâksis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.