FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2500

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino remoto, Pandemia

Resumo

Este texto discute o curso Produção de material didático- práticas sociais, design e proposta metodológica, oferecido pela Escola de Aperfeiçoamento dos Professores (EAPE-DF), tendo como pano de fundo o trabalho remoto em situação de Pandemia. São trazidas algumas considerações dos professores cursistas, examinando o percurso do curso em visitação que focaliza quatro categorias: duração, plataforma, conteúdo e aplicabilidade. Procuramos relacionar essas categorias com a situação proposta pelo curso de viabilizar aos docentes a aquisição de ferramentas tecnológicas na confecção de uma atividade – material didático – seguindo o princípio da transversalidade dentro da proposição de inserir numa única atividade quatro desafios. O estudo é fundamentado na Teoria Crítica e na Pedagogia Histórico-crítica. Como metodologia utilizamos aplicação de questionário, por meio do Google formulário enviado via WhatsApp para coordenadores e gestores de escolas públicas para que eles compartilhassem com seus grupos de professores. Alguns dos aspectos revelados pelo estudo são: para a maioria dos profissionais o curso não restringe a autonomia do professor; o tempo de formação não foi suficiente; o curso não contemplou os objetivos propostos e nem as necessidades dos professores para realizar o atendimento remoto; não atendeu satisfatoriamente as necessidades tecnológicas dos cursistas, embora a maioria afirme não ter tido dificuldade na realização da atividade final exigida pelo curso.

Biografia do Autor

Edna Mara Corrêa Miranda, Universidade de Brasília

Mestre em Educação - Modalidade Profissional pela Universidade de Brasília (Brasília/Brasil). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (Brasília/Brasil). E-mail: ednna_mara@yahoo.com.br/ ednna.mara1@gmail.com

Bárbara Pereira de A. Rocha, Universidade de Brasília

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - Modalidade Profissional pela Universidade de Brasília (Brasília/Brasil). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (Brasília/Brasil). E-mail: barbitaalencar@gmail.com

Liliane Campos Machado, Universidade de Brasília

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (Brasília/Brasil). Diretora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (Brasília/Brasil). E-mail: lcmpedagogia@gmail.com

Mayrla Pereira Sena Cordeiro, Universidade de Brasília

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Brasília (Brasília/Brasil). E-mail: mayrlaster@gmail.com

 

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Miranda, E. M. C., Rocha, B. P. de A., Machado, L. C., & Cordeiro, M. P. S. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL. Revista Prâksis, 3, 336–356. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2500