PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA MODALIDADE REMOTA: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE FRANCISCO BELTRÃO/PR
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2771Palavras-chave:
Covid-19, Ensino e Aprendizagem, Ensino Remoto, GeografiaResumo
Este trabalho buscou analisar como está acontecendo os desdobramentos do ensino remoto, na disciplina de Geografia, em algumas escolas de Francisco Beltrão/PR. Para isso, três escolas foram eleitas (como amostragem do estudo de caso), a fim de viabilizar a presente pesquisa. As escolas designadas são as seguintes: Colégio Estadual Mário de Andrade, Colégio Estadual Cristo Rei e Colégio Estadual Professor Léo Flach. Como contextualização e embasamento teórico utilizou-se, principalmente, dos decorrentes pensadores: Callai (2011, 2012), Castellar (1999, 2012), Cavalcanti (1998, 2012) e Straforini (2004). A partir destes, discorreu sobre o Ensino de Geografia, vinculando tais reflexões teóricas com o ensino remoto, que vem sendo implementado em decorrência da pandemia de Coronavírus. Na sequência, foi disponibilizado para as turmas de 9º e 3º anos, dos Ensino Fundamental e Médio, respectivamente, das escolas supramencionadas, um questionário visando identificar os benefícios e malefícios do ensino remoto no componente curricular de Geografia. Este estudo de caso, como contributo principal, permitiu constatar que o ensino remoto tem sim seus proveitos, entretanto, sem sombra de dúvidas, nunca substituirá a qualidade do ensino presencial. Para além, este artigo almejou ser um registro qualificado (acadêmico), deste momento atípico que estamos vivenciando, principalmente no que diz respeito às questões escolares/pedagógicas.
Referências
ALVES, Lynn. Educação Remota: Entre a Ilusão e a Realidade. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251/4047. Acesso em: 02 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 9. 394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 fev. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
BERNARDES, F. F. O olhar geográfico sobre o ambiente na produção acadêmica e no ensino: discursos e representações no Brasil e em Portugal. Tese (Doutorado em Ensino de Geografia) – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017.
CALLAI, Helena Copetti; CAVALCANTI, Lana de Souza; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzela. O Conhecimento Geográfico e a Formação do Professor de Geografia. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, número especial EGAL, II Semestre 2011, p. 1-20. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4517/451744820036.pdf. Acesso em: 02 mar. 2021.
CALLAI, Helena Copetti; CAVALCANTI, Lana de Souza; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzela. O Estudo do Lugar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Terra Livre, São Paulo/SP, ano 28, v. 1, n. 38, p. 79-98, jan.-jun. 2012. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/461/436. Acesso em: 24 fev. 2021.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. A Formação de Professores e o Ensino de Geografia. Revista Terra Livre, São Paulo, n. 14, p. 51-59, jan.-jul. 1999. Disponível em: https://www.agb.org.br/wp-content/uploads/2018/05/TL_N14.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. Disponível em: https://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=HWFwqmGnmaUC&oi=fnd&pg=PA3&dq=related:-xZM_ni63LgJ:scholar.google.com/&ots=IQ_oquozBe&sig=cT_sHg1X4IqZukjZUCRJRM7OBFM#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 26 fev. 2021.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A “Geografia do Aluno” como Referência do Conhecimento Geográfico Construído em Sala de Aula. Campinas, SP: Papirus, 2012. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2799015/mod_resource/content/2/texto15_libaneo_plano%20de%20aula.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021.
KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LARA, Ellys Marina de Oliveira; LIMA, Valéria Vernaschi; MENDES, Juliana Delalibera; RIBEIRO, Eliana Claudia Otero; PADILHA, Roberto de Queiroz. O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades. Interface, Botucatu, v. 23, n. e180393, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v23/1807-5762-icse-23-e180393.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
MORAES, Jerusa Vilhena; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias Ativas Para o Ensino de Geografia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 17, n. 2, p. 422-436, 2018. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/0/#sent/KtbxLzGPsDGXMmjrTDpcpFPQvxLLXMzxBB?projector=1&messagePartId=0.6. Acesso em: 03 mar. 2021.
PARANÁ. Decreto Estadual nº 4320 de 20 de março de 2020. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391472#:~:text=2%C2%BA%20Acresce%20o%20inciso%20VII,2020%2C%20com%20a%20seguinte%20reda%C3%A7%C3%A3o%3A&text=8%C2%BA%20As%20aulas%20presenciais%20em,Par%C3%A1grafo%20%C3%BAnico. Acesso em: 15 fev. 2021.
PARANÁ. Resolução nº 98 de 03 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=408975#:~:text=Resolve%3A,n%C3%A3o%20presenciais%20j%C3%A1%20em%20curso. Acesso em: 31 maio 2021.
PARANÁ. Secretaria da educação e do Esporte. Seed abrirá mais de 30% das escolas na próxima segunda-feira (24). Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Seed-PR-abrira-mais-30-das-escolas-na-proxima-segunda-feira-24. Acesso em: 31 maio 2021.
SERPA, Ângelo. O trabalho de campo em geografia: uma abordagem teórico-metodológica. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 84, p. 7-24, 2006.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o Desafio da Totalidade-Mundo nas Series Iniciais. São Paulo: Amablume, 2004. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ZWM4E7Je8TkC&oi=fnd&pg=PA21&ots=9m3juicGXK&sig=adOjSEUe8XL7CDc7SVrdDYImGOU#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 03 mar. 2021.
YIN, Robert K. Estudo de Caso – Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=EtOyBQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR1&dq=robert+k+yin&ots=-l6jlpCYzv&sig=ffANFhqnuJG73EN0lSy-_xZ8I2w#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 21 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carina de Camargo Schnobli, Fernando Frederico Bernardes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.