ANÁLISE DA DIMENSÃO PRAGMÁTICA EM COLEÇÕES NACIONAIS DE MODA AGÊNERO

Autores

  • Ítalo José de Medeiros Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Adson de Lima Claudino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Glauber Soares Júnior Universidade Feevale
  • Fabiano Eloy Atílio Batista Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Lívia Juliana Silva Solino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Duciane Oliveira de Freitas Furtado Centro de Tecnologia e Educação Profissional Aluízio Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3176

Palavras-chave:

Moda agênero, Comunicação visual, Vestuário

Resumo

Os debates em relação à produção de uma moda agênero efervescem, tanto no campo industrial quanto no acadêmico-científico. Por isso, este artigo objetiva investigar o contexto e o significado dos elementos visuais encontrados em duas coleções de moda agênero, em específico das coleções “Cor de Pele” (2021), da marca Dendezeiros, e “Onda Poderosa” (2022), da SejaWind, buscando-se por elucidar características que comunicam a não-binaridade de gênero nas peças elencadas. Para tal, essa pesquisa possui natureza aplicada, do tipo quanti-qualitativa, com abordagem exploratório-descritiva. Enquanto procedimento técnico, realizou-se uma análise semiótica, especificamente, buscando investigar a dimensão pragmática dos artefatos ora selecionados, interpretando os elementos decodificados por uma pesquisa analítica de base histórica. Em relação aos principais resultados, constatou-se a presença de produtos que tendem a desafiar os padrões sociais vigentes de gênero, sendo, portanto, uma relação direta entre peça de vestuário e corpo de quem a veste; e outras que são comercializadas como agênero, mas não apresentam atributos, nem de configuração formal, nem mercadológico, que corrobore tal intecionacionalidade. Pôde-se concluir que os principais níveis de relacionamento dos consumidores com os produtos agênero são de natureza psicológica e sociológica, tendo em vista o apelo estético e a busca pela quebra de paradigmas socioculturais de gênero.

Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande (Campina Grande/Brasil). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Caicó/Brasil). E-mail: italodantasdesign@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0710-6142

Adson de Lima Claudino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Mestrando em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Graduando em Design de Moda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Caicó/Brasil). Email: adsonlc@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6519-6847

Glauber Soares Júnior, Universidade Feevale

Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (Viçosa/Brasil). Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: glaubersoares196@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9902-9740

Fabiano Eloy Atílio Batista, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorando em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (Viçosa/Brasil). Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Ubá/Brasil). E-mail: fabiano.batista@ufv.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7067-560X

Lívia Juliana Silva Solino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Caicó/Brasil). E-mail: livia.solino@ifrn.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2530-1144

Duciane Oliveira de Freitas Furtado, Centro de Tecnologia e Educação Profissional Aluízio Bezerra

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Instrutora e Consultora no Centro de Tecnologia e Educação Profissional Aluízio Bezerra (Santa Cruz/Brasil). E-mail: ducitextil@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0124-8705

Referências

AZEVEDO, C. N. da S.; CAMPOS, J. L. Reflexões acerca da autoria no design: notas sobre o nascimento do autor e as origens do direito autoral. Lugar Comum, v. 49, p. 150-166, 2017. Disponível em: www.academia.edu/40434532/Reflexões_acerca_da_autoria_no_design_notas_sobre_o_nascimento_do_autor_e_as_origens_do_direito_autoral_Reflections_on_authorship_in_design_notes_on_the_birth_of_the_author_and_the_origins_of_copyright. Acesso em: 14 ago. 2022.

BARNARD, M. Fashion as communication. Londres: Routledge, 2003.

BARTHES, R. Sistema da Moda. São Paulo: Ed. Nacional: Ed. USP, 1979.

BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1989.

BOMFIM, G. A. Fundamentos de uma teoria transdisciplinar do design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. In: COUTO, R. M. D. S.; FABIARZ, J. L.; NOVAES, L. Gustavo Amarante Bomfim: Uma coletânea. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2014. p. 35-50.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 6. ed. São Paulo: Bertrand Brasil, 2003.

BRAIDA, F.; NOJIMA, V. L. Tríades do Design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2014.

BUHLMANN, L. R. Gestão do design para moda sem género: um comportamento de consumo. 105 p. Dissertação (Mestrado em Design Management). IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia, Portugal. 2020. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/35053. Acesso em: 11 mar. 2022.

CALANCA, D. História Social da Moda. Tradução: Renato Ambrósio. São Paulo: SENAC, 2008.

CASTILHO, K.; VICENTINI, C. G. O corte, a costura, o processo e o projeto de moda no re-design do corpo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.

CLEMENTINO, T. O.; SILVA, I. F.; ARRUDA, A. J. V. Ferramenta para auxílio à análise visual. Educação Gráfica, v. 25, n. 1, p. 28-48, 2021. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/ferramenta-para-auxilio-a-analise-visual-tool-to-aid-visual-analysis. Acesso em: 11 fev. 2022.

COSTA, A. F. S.; RIBEIRO, T. M.; LEITE, P. H. S.; LIMA, V. G. S. O futuro da moda: uma análise da estética agênero na indústria musical. Revista Crises, v. 2, n. 1, p. 39-52, 2022. Disponível em: periodicos.ufpe.br/revistas/crises/article/view/253059. Acesso em: 14 ago. 2022.

DANTAS, Í. J. M. de et al. Does gender have an impact on the color preferences in fashion products? Cultura e Scienza del Colore - Color Culture And Science Journal, Gruppo del Colore - Associazione Italiana Colore, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 52-60, abr. 2021. http://dx.doi.org/10.23738/CCSJ.130206. Disponível em: https://jcolore.gruppodelcolore.it/ojs/index.php/CCSJ/article/view/CCSJ.130206/199. Acesso em: 22 ago. 2022.

DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FEDERICI, S. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpos e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2019. 460 p.

FONSECA, A. N. Ensino da moda: um ensaio sobre processo criativo. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 6, n. 11, 2013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6508. Acesso em: 14 ago. 2022.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

GOMES FILHO, J. Design do objeto: bases conceituais. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.

GUERRA, I. C. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: Sentidos e Formas de Uso. Portugal: Principia Editora, 2006.

HELLER, E. A Psicologia das Cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gilli, 2013.

JONES, S. K. Fashion Design: manual do estilista. São Paulo, Cosac Naify, 2005.

LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

LÖBACH, B. Design Industrial: base para configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher, 2001.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MATOS, J. B. A. Papéis de mulher: moda, identidade e gênero. In: ENECULT – ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 6., 2010, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2010. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/wordpress/24501.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.

MENEZES, M.; BECCARI, M. N. A Moda e a Teoria Queer: o unissex e o gênero neutro. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [s. l.], n. 32, p. 211–234, maio./ago. 2021. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1374. Acesso em: 11 mar. 2022.

MENEZES, M. dos. S.; SPAINE, P. A. A. de. Modelagem Plana Industrial do Vestuário: diretrizes para a indústria do vestuário e o ensino-aprendizado. Projetica, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 82-101, dez. 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2010v1n1p82. Acesso em: 19 mar. 2022.

MOREIRA, T. L. Moda agênero: ativismo e consumo na indústria cultural contemporânea. 134 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51378. Acesso em: 11 mar. 2022.

MURATOVSKY, G. Research for Designers: a guide to methods and practice. Londres: Sage Publications, 2016.

NIEMEYER, L. Elementos da semiótica aplicados ao design. [s.l.]: 2AB, 2003.

PERLIN, R. L.; KISTMANN, V. B. A percepção da moda sem gênero na visão do público. Revista Estudos em Design (online). Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 5–28, 2018. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/5. Acesso em: 11 mar. 2022.

PINHEIRO, R.; ARAÚJO, B. J. R.; LOPES, D. M.; SILVEIRA, N. O. Quem consome moda autoral? um estudo sobre os consumidores de Fortaleza. In: COLÓQUIO DE MODA, 11., Curitiba, 2015. Anais... ABEPEM: Curitiba, 2015.

PORTINARI, D. B.; COUTINHO, F. R.; DE OLIVEIRA, J. M. da S. Moda agênero: uma proposta de moda que desconstrói as fronteiras de gênero?. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [s. l.], v. 11, n. 23, p. 140–156, 2018. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/715. Acesso em: 14 ago. 2022.

RIBEIRO, M. L. C. S. A Cultura e o Branding de Moda na Comunicação Digital: O Instagram e a geração de sentidos. 128 p. Dissertação (Mestrado em Cultura e Comunicação). Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Portugal. 2018.

SANCHEZ, G.; SCHMITT, J. Moda sem gênero: conceituação e contextualização das tendências não binárias. In: Colóquio de Moda, 12., João Pessoa, 2016. Anais... João Pessoa: ABEPEM, 2016.

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

SANTOS, A.; RONCALIO, V. W.; ROSA, T. R. V.; QUINTAS, R. K.; DICKIE, I. B. Pesquisa histórica. In: SANTOS, A. Seleção do método de pesquisa: guia para pós-graduandos em design e áreas afins. Curitiba: Insight, 2018. pp. 151-176.

SCHNEID, F. H.; BARRETO, T. S. B. Moda sem Gênero: representação de identidade e diversidade no vestuário. In: COLÓQUIO DE MODA, 13., 2017, Bauru/SP. Anais [...]. Bauru/SP: UNESP, 2017. p. 1-14. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202017/CO/co_3/co_3_MODA_SEM_GENERO.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

SILVA, M. G. O Papel do Design na Comunicação de Moda: Uma Análise aos Discursos Visuais das Semanas da Moda. 79 p. Dissertação (Mestrado em Design e Comunicação de Moda). Universidade do Minho, Portugal. 2021.

SILVEIRA, N. B. M. Morfologia do objeto: uma abordagem da gramática visual/forma aplicada ao design de artefatos materiais tridimensionais. 2018. 171 f. Tese (Doutorado) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2018.

SILVEIRA, L. P.; SCHNEID, F. H. Semiótica da moda: o vestuário como um meio de comunicação. Revista Poliedro, Pelotas/RS, v. 3, n. 3, p. 48-59, dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1563. Acesso em: 11 fev. 2022.

TREPTOW, D. E. Inventando Moda: planejamento de coleção. 5. ed. São Paulo: Edição da Autora, 2013.

ZAMBRINI, L. Olhares sobre moda e design a partir de uma perspectiva de gênero. Dobra[S] – Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [s.l.], v. 9, n. 19, p. 53-61, jun. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v9i19.452. Acesso em: 12 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2023-01-24

Como Citar

Dantas, Ítalo J. de M. ., Claudino, A. de L., Soares Júnior, G., Batista, F. E. A., Solino, L. J. S., & Furtado, D. O. de F. (2023). ANÁLISE DA DIMENSÃO PRAGMÁTICA EM COLEÇÕES NACIONAIS DE MODA AGÊNERO. Revista Prâksis, 1, 62–82. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3176