ANÁLISE DA DIMENSÃO PRAGMÁTICA EM COLEÇÕES NACIONAIS DE MODA AGÊNERO

Autores/as

  • Ítalo José de Medeiros Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Adson de Lima Claudino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Glauber Soares Júnior Universidade Feevale
  • Fabiano Eloy Atílio Batista Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Lívia Juliana Silva Solino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Duciane Oliveira de Freitas Furtado Centro de Tecnologia e Educação Profissional Aluízio Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3176

Palabras clave:

Moda agênero, Comunicação visual, Vestuário

Resumen

Os debates em relação à produção de uma moda agênero efervescem, tanto no campo industrial quanto no acadêmico-científico. Por isso, este artigo objetiva investigar o contexto e o significado dos elementos visuais encontrados em duas coleções de moda agênero, em específico das coleções “Cor de Pele” (2021), da marca Dendezeiros, e “Onda Poderosa” (2022), da SejaWind, buscando-se por elucidar características que comunicam a não-binaridade de gênero nas peças elencadas. Para tal, essa pesquisa possui natureza aplicada, do tipo quanti-qualitativa, com abordagem exploratório-descritiva. Enquanto procedimento técnico, realizou-se uma análise semiótica, especificamente, buscando investigar a dimensão pragmática dos artefatos ora selecionados, interpretando os elementos decodificados por uma pesquisa analítica de base histórica. Em relação aos principais resultados, constatou-se a presença de produtos que tendem a desafiar os padrões sociais vigentes de gênero, sendo, portanto, uma relação direta entre peça de vestuário e corpo de quem a veste; e outras que são comercializadas como agênero, mas não apresentam atributos, nem de configuração formal, nem mercadológico, que corrobore tal intecionacionalidade. Pôde-se concluir que os principais níveis de relacionamento dos consumidores com os produtos agênero são de natureza psicológica e sociológica, tendo em vista o apelo estético e a busca pela quebra de paradigmas socioculturais de gênero.

Biografía del autor/a

Ítalo José de Medeiros Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande (Campina Grande/Brasil). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Caicó/Brasil). E-mail: italodantasdesign@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0710-6142

Adson de Lima Claudino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Mestrando em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Graduando em Design de Moda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Caicó/Brasil). Email: adsonlc@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6519-6847

Glauber Soares Júnior, Universidade Feevale

Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (Viçosa/Brasil). Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: glaubersoares196@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9902-9740

Fabiano Eloy Atílio Batista, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorando em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (Viçosa/Brasil). Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Ubá/Brasil). E-mail: fabiano.batista@ufv.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7067-560X

Lívia Juliana Silva Solino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Caicó/Brasil). E-mail: livia.solino@ifrn.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2530-1144

Duciane Oliveira de Freitas Furtado, Centro de Tecnologia e Educação Profissional Aluízio Bezerra

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Instrutora e Consultora no Centro de Tecnologia e Educação Profissional Aluízio Bezerra (Santa Cruz/Brasil). E-mail: ducitextil@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0124-8705

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Publicado

2023-01-24

Cómo citar

Dantas, Ítalo J. de M. ., Claudino, A. de L., Soares Júnior, G., Batista, F. E. A., Solino, L. J. S., & Furtado, D. O. de F. (2023). ANÁLISE DA DIMENSÃO PRAGMÁTICA EM COLEÇÕES NACIONAIS DE MODA AGÊNERO. Revista Prâksis, 1, 62–82. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3176