IMPRESSÕES E EXPRESSÕES: LITERATURA E MODA COMO COMUNICADORES CULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.1123Resumo
A partir da investigação de diferentes suportes como formas de divulgação de conhecimento, o presente artigo busca relacionar a poesia marginal da literatura brasileira, referente à geração-mimeógrafo e as camisetas outdoor como produtos culturais da sociedade. Para isso, propõe uma reflexão a respeito das tradições e rupturas realizadas em ambas produções, através do tempo, apontando similaridades e contribuições para a identidade cultural do meio no qual estão inseridas. Tal investigação propõe ainda uma análise da camiseta como suporte midiático e suas aproximações com a poesia marginal, reafirmando a posição da moda como linguagem e suas relações com a literatura.
Palavras-chave: Moda. Literatura. Camisetas. Geração-mimeógrafo. Cultura.
ABSTRACT
Based on different tools as ways to share knowledge, the present research aims to relate mimeograph’s generation marginal poetry and outdoor t-shirts as society’s cultural products. It reflects on the traditions and ruptures through ages, pointing out similarities and contributions to the cultural identity which they belong to. This investigation proposes analyzes the t-shirt as a media support and its proximity to the marginal poetry, reaffirming fashion as a language and its relations to literature.
Keywords: Fashion. Literature. T-shirts. Mimeograph Generation. Culture.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.