VAMOS FALAR SOBRE O QUE É SER NERD HOJE?
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3163Keywords:
Nerd, Cultura Pop, Guardião do ÉdenAbstract
O que é ser um Nerd? Pode ser definido como uma palavra informal, de origem desconhecida e aplicada a pessoas que são excessivamente interessadas por algum assunto. Há outras definições, sendo referidas a alguém sem habilidades sociais, especialmente interessados em ciência e tecnologia. Porém, há aquelas que são pejorativas, conferindo a uma figura caricata, que utiliza óculos, bem-dotado intelectualmente, mas não muito atraente fisicamente; na maioria das vezes sofrendo bullying e outras violências sociais. Mas, e hoje, o que é ser Nerd? Hoje a palavra é da “moda”, graças a grandes produções culturais, que em tempos atrás eram cultuadas somente por estes “nerds”. Atualmente a identidade Nerd passou, gradualmente, do estigma da vítima social ao patamar de opressor, tornando-se preconceituoso. A ideia deste artigo é promover uma breve discussão acerca do que é ser um nerd hoje, buscando entender a constituição da terminologia NERD e o estigma social que tal terminologia carregou ao longo da história, para que, ao fim, possamos erigir algumas suposições que nos permitam compreender, mesmo que superficialmente, a posição que esses acabaram assumindo na contemporaneidade.
References
ANDERSON, J.; MADDOX, M. A bíblia em cartoons – o livro sagrado em quadrinhos para todas as idades. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
CALDAS, C. (org.). Teologia Nerd. São Paulo: Garimpo Acadêmico, 2015.
EAGLE, P. L.; CASTLE, S.; MENON, P. child development: Vulnerability and resilience. Social science medicine, v. 43, n. 5, 1996.
FERNANDES, G.; YUNES, M. A. M.; FINKLER, L. Percepções de adolescentes escolares sobre as relações entre violência doméstica e bullying. Revista Psicologia Política, v. 16, n. 36, p. 153-168, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2016000200003. Acesso em: 11 nov. 2021.
FERNANDES, L. F.; RIOS, R. Enciclonérdia. São Paulo: Panda Books, 2011.
GILSDORF, E. Tudo que um geek deve saber. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2015.
GORE, S.; ECKENRODE, J. Context and process in research on risk, resilience and development. In: HAGGERTY, R. J.; SHERROND, L.; GARNEZY, N.; RUTTER, M. Stress, risk and resilience in children and adolescent: processes, mechanisms and interventions. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
HAJDU, D. The tem-cent plague – the great comic-book scare and how it changed America. New York: Picador, 2008.
HOWE, S. Marvel Comics: a história secreta. São Paulo: Leya, 2013.
LAWRENCE, J. S.; JEWETT, R. The myth of the American superhero. Cambridge: Eerdmans Publishing Company, 2002.
LIBÓRIO, R. M. C.; UNGAR, M. Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco. Psicologia: Reflexão e Crítica, UFRGS, v. 23, n. 3, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 11 nov. 2021.
LOPES FILHO, A. R. I. O capitão américa enquanto representação (valorativa) da Segunda Guerra Mundial (1941-1945). 158p. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.
NYE, Bill. Pense como um nerd. São Paulo: Faro Editorial, 2019.
PESCE, R. P.; ASSIS, S. G.; SANTOS, Nilton; OLIVEIRA, Raquel de V. C. Risco e proteção: Em busca de um equilíbrio promotor de resiliência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 20, n. 2, 2004.
PESSOA, A. G. Trajetórias negligenciadas: Processos de resiliência em adolescentes com histórico de envolvimento no tráfico de drogas. Tese (Doutorado), Universidade Estadual Paulista, Faculdades de Ciência e Tecnologia, 2015.
RUTTER, M. Psychosocial resilience and protective mechanisms. American Journal of Orthopsychiatry, 57, 1987.
UNGAR, M. The social construction of resilience among “problem” youth in out-of-home placement: A study of health-enhancing deviance. Child and Youth Care Forum, v. 30, n. 3, 2001. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1023/A:1012232723322#page-1. Acesso em: 11 nov. 2021.
YUNES, M. A. M. Dimensões conceituais da resiliência e suas interfaces com risco e proteção. In: MURTA, C. L.; FRANÇA, C. L.; BRITO, K.; POLEJAK, L. (Org.). Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, planejamentos e estratégias de intervenção. Novo Hamburgo: Synopisis, 2015.
YUNES, M. A. M.; SILVEIRA, S. B.; JULIANO, M. C.; PIETRO, A. T.; GARCIA, N. M. Intervenções psicoeducacionais positivas em contextos de risco psicossocial. In: Bettina Steren dos Santos (Org.). Psicopedagogia em Diferentes Cenários. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Gelson Vanderlei Weschenfelder, Arthur Lopes Filho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.