TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E UMA POSSÍVEL “EDUCAÇÃO HACKER”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2182

Resumo

RESUMO

Considerando que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) chegam às escolas, ao longo dos tempos, por meio de Políticas Públicas, comumente com intuito de novidade e de melhoria, propomos um debate sobre seu papel e potencial transformador. Nos últimos anos, foram criados no Brasil coletivos conhecidos como hackerspace, espaços que levam em conta a chamada “Ética Hacker” e relacionam práticas que se constituem por meio da apropriação dos dispositivos tecnosociais produzidos na cultura digital, numa perspectiva crítica, criativa e colaborativa. Estudar e explorar tais espaços, como ambiências formativas, faz-se necessário no mundo atual pela potência educacional que trazem para seus participantes. Objetiva-se, com esta proposta e neste texto, apresentar possibilidades de aprendizagens com os espaços Hackers, fomentando outras formas de fazer educação, concriando proposições para a chamada “Educação Hacker”. Destarte, apresentaremos ações realizadas nesses espaços, como vivências que possam transformar e inspirar práticas educacionais hodiernas e, por isso, híbridas.
Palavras-chave: TDIC. Educação Hacker. Vivências (trans)formativas.

ABSTRACT
Considering that Digital Information and Communication Technology (DICT) reach schools, over time, through Public Policies, commonly with the intention of novelty and improvement, we propose a debate about their role and potential for transformation. In recent years, groups known as hackerspace have been created in Brazil, spaces that take into account the so-called “Ethics Hacker” and relate practices that are constituted through the appropriation of technosocial devices produced in digital culture, in a critical, creative and collaborative perspective. Studying and exploring such spaces, as formative environments, is necessary in today's world because of the educational power they bring to their participants. The aim of this proposal and in this text is to present learning possibilities with the Hackers spaces, promoting other ways of doing education, concretizing proposals for the so-called “Hacker Education”. Thus, we will present actions carried out in these spaces, as experiences that can transform and inspire contemporary educational practices, and for that reason, hybrid.
Keywords: DICT. Hacker Education. (Trans) formative experiences.



Biografia do Autor

Elisiana Frizzoni Candian, Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra em Artes, Cultura e Linguagens pelo Programa de Pós Graduação em Artes, Cultura e Linguagem do Instituto de Arte e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da mesma universidade. Participante do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede (GRUPAR). Professora na educação básica da rede pública de ensino no Estado de Minas Gerais.

e-mail: elisfrizzoni@gmail.com

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Professora do Departamento de Didática / Escola de Educação-UNIRIO Professora permanente dos PPGE/PPGP - UFJF

Pós doutora pelo Instituto de Educação da

Universidade de Lisboa/PT

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP

Universidade Federal do Estado do Rio de

Janeiro - UNIRIO

Professora do Departamento de Didática /

Escola de Educação-UNIRIO

Professora permanente dos PPGE/PPGP-UFJF

Pesquisadora do CAED - Itens digitais

Lider - Grupo de Pesquisa Aprendizagem em

Rede - GRUPAR

arbruno2208@gmail.com


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Publicado

2020-06-15

Como Citar

Candian, E. F., & Bruno, A. R. (2020). TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E UMA POSSÍVEL “EDUCAÇÃO HACKER”. Revista Prâksis, 2, 08–23. https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2182