CULTURAS INFANTIS, CULTURA DIGITAL E CONSUMO: PERSPECTIVAS ATUAIS

Autores

  • Joseilda Sampaio de Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Caio Ferreira dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Iris Alves dos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3469

Palavras-chave:

Criança - Youtube. Publicidade. Consumo. Cultura Digital.

Resumo

Este artigo buscou compreender como está centrada a discussão sobre a presença do consumo nas produções que integram as culturas infantis na cultura digital. Para isso, realizamos um mapeamento, no Portal de Periódico – CAPES, das publicações dos últimos cinco anos (2017-2021) que abordam sobre as temáticas de consumo, culturas infantis e cultura digital. Na pesquisa de abordagem Qualitativa, desenvolvemos as análises a partir do método da Análise Textual Discursiva (ATD). O estudo mostrou sobre a importância de que a criança exerça seu papel de cidadã, compreendendo os modos de produção e de consumo.

Biografia do Autor

Joseilda Sampaio de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (Salvador/Brasil). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (Itabaiana/Brasil).E-mail: sulesp@academico.ufs.br

Caio Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Ciências Sociais na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão/Brasil). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult/PPGED) na mesma Universidade. E-mail: f7caio@gmail.com

Iris Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe (Itabaiana/Brasil). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult/PPGED) na mesma Universidade E-mail:irisalves@academico.ufs.br

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Souza, J. S. de, Santos, C. F. dos, & Santos, I. A. dos. (2024). CULTURAS INFANTIS, CULTURA DIGITAL E CONSUMO: PERSPECTIVAS ATUAIS. Revista Prâksis, 1, 170–193. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3469

Edição

Seção

Artigos Livres